Você sabe a diferença entre propósito, objetivo e meta? É comum algumas pessoas fazerem confusão com esses três conceitos e até acharem que são sinônimos. Propósito, objetivo e meta têm significados diferentes e exercem funções distintas no alcance dos resultados almejados. Já vi inúmeros empreendedores fazerem má interpretação desses termos e acabarem frustrados por não conseguirem alcançar com êxito o que realmente buscavam. Por isso, saber distinguir essas três palavras faz uma enorme diferença na nossa vida pessoal e profissional.
Muito além do significado do dicionário, é preciso analisar a fundo o que essas palavras querem dizer na prática. Entender isso é fundamental para planejar sua vida e trabalhar dentro da sua realidade.
O que o faz levantar da cama todos os dias? A resposta a essa pergunta é o propósito. É o que orienta a sua trajetória existencial. O propósito está diretamente relacionado com a sua identidade, crenças e valores. Pergunte-se que legado você gostaria de deixar para o mundo. Isso também responde sobre qual é o seu propósito. O propósito deve estar alinhado aos seus talentos, ações, sonhos e aspirações mais profundas. Lembre-se, o propósito é que vai nortear seus atos.
Objetivo é uma descrição mais específica de onde você quer chegar. É o que você pretende realizar em sua vida daqui a alguns anos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Pode ser uma das etapas, ou passos, para você alcançar o seu propósito. Eu também enxergo os objetivos como desejos. São os nossos “para quê”. Digamos que você quer perder peso, a resposta do seu “para quê?” é emagrecer. Esse é o seu grande alvo. Ele serve como guia do que queremos conquistar. O que você almeja? Um carro? Ter um negócio próprio? Esses são seus objetivos!
O objetivo trabalha lado a lado com a meta. Sem a meta você não consegue sair do lugar. Se o seu objetivo fica emperrado em algum canto é porque você certamente não está cumprindo as metas como deveria. A meta é o caminho que você deve percorrer para chegar ao seu alvo. Quando a meta é realizada, o objetivo é alcançado. Ela serve para validar o que você realmente deseja, sendo feita de forma racional e com prazos estipulados. Voltando ao objetivo de emagrecer, você tem de pensar “quanto” e “quando”. Se a vontade é de eliminar vinte quilos, sua meta tem de ser perder “x” quilos em um mês, por exemplo. E assim, aos poucos, você vai chegando ao seu objetivo maior.
Metas funcionam como questões de responsabilidade. Infelizmente, vejo muitos empreendedores que começam a não cumprir as metas e, consequentemente, comprometem a realização dos objetivos, logo não têm resultado nenhum. Sabe o que acontece em seguida? Eles se frustram e desistem. Isso muito vezes causa insegurança e questionamentos sobre o propósito. Porém, para realizar qualquer meta é preciso foco, determinação e muita disciplina. Sem isso, não se chega a lugar nenhum. Então, as metas devem ser encaradas como pequenos objetivos a ser cumpridos para se chegar a um destino maior.
Propósito, objetivo e meta são caminhos que precisam ser trilhados juntos. Eles fazem parte da nossa evolução. Tê-los bem articulados e claros em nossa mente, permite-nos realizar nossos projetos e ambições. A trajetória até a conquista dos nossos planos nem sempre é fácil. É preciso coragem e disposição. Trabalhe o autoconhecimento. Quais são seus pontos fortes e fracos? Reconhecê-los é primordial para você desenvolver suas habilidades e afinidades.
Conteúdos como esse e sobre empreendedorismo, inovação, marketing e gestão, você também encontra no meu site crisarcangeli.com, e nas minhas redes sociais. Meu perfil no Instagram é @crisarcangeli , meu LinkedIn cristianarcangeli e meu canal no Youtube Cris Arcangeli. Você também pode me acompanhar pela rádio Alpha FM no programa Manual, todos os dias, às 7h da manhã e às 7h da noite.