Praça das Artes, um espaço para apreciar, experimentar e produzir arte e cultura

Divulgação

A garantia de acesso a bens simbólicos é tão importante quanto a garantia de acesso a bens materiais. Entenda-se como bens simbólicos, a educação, a arte e a cultura. Para além de uma economia da troca de bens materiais, existe uma economia baseada no acúmulo de capital social, intelectual e cultural, que reflete na capacidade das pessoas de transformar suas vidas e de sua coletividade. Portanto, investir em arte e cultura é investir no desenvolvimento humano, social e econômico de uma sociedade.

A cultura e a arte colocam em movimento todo um conjunto de potencialidades do cidadão: criatividade, ampliação de leituras de mundo, autopercepção, autoconfiança e desenvolvimento cognitivo; promovendo um espírito de inovação e ousadia tão valorizado no mundo contemporâneo. Por sua capacidade de ressignificar ideias, a arte e a cultura têm o potencial de antecipar e construir projetos de futuro. Além disso, é um campo de grande importância econômica, configurando-se em um setor capaz de produzir e distribuir muita riqueza e gerar muitos empregos. Por isso, um investimento significativo e planejado na área cultural e na economia criativa pode ser o motor de um pujante e sustentável crescimento econômico.

Compreendendo todas estas potencialidades do mundo da cultura e a participação efetiva dos munícipes nas artes e na cultura de Barueri, a administração municipal decidiu construir a Praça das Artes: um espaço de 23 mil m², na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, no Jardim dos Camargos, às margens da rodovia Castelo Branco. Concebido pelo arquiteto Ruy Ohtake, o complexo cultural Praça das Artes nasce como um marco na história de Barueri, dedicado à música, dança, teatro, artes visuais, circo e outras atividades artísticas.

A Praça das Artes é um espaço para vivenciar a cultura e a arte em todas as suas possibilidades: apreciar arte, assistindo um espetáculo; aprender arte, em aulas e oficinas e; produzir arte, como fruto do aprendizado recebido. Para isso, é que foram construídos, o Teatro de Barueri com capacidade para 952 pessoas; um palco com capacidade para receber grandes espetáculos, como os musicais da Broadway e um fosso de orquestra para 80 músicos. Também para isso é que foram construídas 12 salas de aula para música; 12 para artes visuais; 5 para dança; 3 para teatro; um auditório para 130 pessoas; um palco aberto para diversas apresentações culturais e muitos outros espaços, todos voltados para viver as muitas possibilidades de expressões artísticas. É por tudo isso que a inauguração da Praça das Artes, em 22 de outubro, entrará para a história de nossa cidade.