Planejamento estratégico 2022, já fez o seu?

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Tão importante quanto a sustentabilidade do caixa da empresa, é a direção, e para isso, é muito importante que você faça o planejamento estratégico do seu negocio, que nada mais é que o  é o processo no qual empresas tomam decisões sobre como vão alocar seus recursos no próximo ano ou em um determinado período de tempo. Costuma envolver a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário.

Esse tipo de planejamento define não só quais caminhos seguir, mas principalmente quais não seguir. 

É uma combinação dos dois termos, porque Planejamento e Estratégia não são a mesma coisa:

  • Planejamento tem a ver com parar e pensar antes de fazer alguma coisa;
  • Estratégia está relacionada a fazer escolhas.

A combinação de ambos é que forma a liga necessária para direcionar qualquer empresa. Não se trata apenas de definir ações e prazos, não é apenas um cronograma. 

“Uma empresa sem estratégia é como um avião voando sem rumo em plena tempestade, subindo e descendo entre os raios. Se um raio ou vento não o destruir, ele simplesmente ficará sem combustível.” – Alvin Toffler, escritor e futurista norte-americano

Qual o objetivo de uma empresa ao fazer um planejamento estratégico?

Esse é um processo para documentar e estabelecer uma direção para sua empresa, avaliando onde ela está e para onde está indo. Mas afinal, qual é o propósito por trás dessa documentação de um plano estratégico?

O grande objetivo de desenvolver um documento de planejamento é contar com um local para registrar diversas definições que são fundamentais para o negócio e para todas as áreas envolvidas:

  • Missão: É a razão de existir de uma empresa;
  • Visão: É o que a empresa aspira ser;
  • Valores: Conjunto de princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes das pessoas que buscam alcançar a visão;
  • Metas de longo prazo: O que a empresa pretende alcançar no futuro;
  • Planos de ação: Passo a passo que precisa ser feito para alcançar as metas.

Esse é um conceito que também se concentra na integração de vários departamentos dentro de uma empresa, como contabilidade, finanças, Marketing e Vendas, para cumprir seus objetivos estratégicos.

Um plano estratégico bem escrito pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e sucesso de toda empresa, independente do porte ou do segmento de atuação, pois diz a você e a seus times a melhor forma de responder às oportunidades e desafios.

Se você não tem se concentrado em um processo de planejamento de negócios de longo prazo, não é tarde para fazer diferente. Seu sucesso futuro depende de um planejamento estratégico organizacional eficaz.

É claro que as discussões e definições podem levar a mudanças significativas. O objetivo do planejamento estratégico é, também, analisar seu negócio e definir metas e objetivos realistas. Isso tudo permite a criação de um documento formal que apresenta as visões e metas da empresa.

O que torna um planejamento estratégico bem-sucedido?

Ao buscar referências históricas sobre esse tema, voltamos para os modelos tradicionais de planejamento estratégico, desenvolvidos ao longo da década de 1960. Foi nesse período que surgiram as discussões sobre planejamento nas escolas de administração, principalmente no grupo de professores de Política de Negócios de Harvard.

Na época, apontavam para a ideia de que era necessário existir esse tipo de competência dentro das empresas, em um cenário competitivo que começava a ter interferências não só de fatores internos mas também externos.

As ações bem-sucedidas precisam ser voltadas para a análise quantitativa das metas e dificilmente olham só para os resultados internos. As mudanças sociais e tecnológicas fazem parte do contexto de planejamento.

Como transformar isso em resultados práticos? 

O planejamento estratégico bem-sucedido envolve um esforço de equipe, entre líderes e seus times.

Quanto mais você engajar os integrantes de cada área com o planejamento, melhor todos entenderão a estratégia que você deseja para o seu negócio, envolvendo tanto as metas esperadas como as ações práticas que precisam acontecer.

O planejamento estratégico também precisa ser flexível para no fim se tornar efetivo. Embora seja necessário ter metas e objetivos para o seu negócio, você também deve ser capaz de se adaptar às mudanças. Por exemplo: quem não tinha planejado vender durante a pandemia, precisou mudar o cenário e ir para as mídias sociais, para atender as demandas.

Quando o planejamento estratégico deve ser feito?

Quando se trata de planejamento estratégico, você precisa iniciá-lo o mais cedo possível. Claro que nos primeiros dias ou semanas de vida da empresa você pode querer já iniciar com tudo bem planejado, mas pode levar um tempo até que tenha uma ideia melhor do que está ou não funcionando.

Geralmente, esse planejamento é anual e inicia em meados de outubro, para que seja executado no 1º dia de trabalho do ano seguinte. Se você começar a desenhar o seu plano somente em janeiro, por exemplo, terá menos tempo para executar, corrigir, estruturar internamente e alcançar o crescimento esperado. Quanto antes você começar a trabalhar nele, melhor.

Mesmo que nunca tenha feito isso para o seu negócio, não é tarde para começar o planejamento estratégico. Nunca é uma má hora para sentar e pensar sobre a situação atual da sua empresa e onde você deseja estar nos próximos meses e anos.

Ao longo da vida de seu plano estratégico, você pode descobrir que alguns dos pressupostos básicos de sua estratégia são falhos ou incompletos. Nesse caso, leve em conta que:

  • Frequentemente, a missão e a visão de sua organização podem permanecer as mesmas;
  • Enquanto isso, seus objetivos e metas precisam ser revisados ??e atualizados;
  • Quando isso acontecer, você precisará adaptar sua estratégia ou começar o processo novamente.

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Sucesso sempre,

Tatyane Luncah

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