Liguei a uma empresa para comprar um produto. A pessoa que me atendeu disse ser impossível vender nas condições em que eu queria. Colocou uma série de empecilhos e disse mesmo que eu deveria desistir daquela compra. Desliguei e liguei em seguida para a mesma empresa. Outra pessoa atendeu e, com essa outra pessoa, na mesma empresa, no mesmo número de telefone, tudo foi possível! A cada problema, ela encontrava uma solução, a cada dificuldade, uma saída fácil.
Efetuei a compra em um processo ganha-ganha. Bom para mim, como cliente. Bom para e empresa, que vendeu o seu produto e recebeu o preço acordado. Perguntei à segunda vendedora se ela tinha feito alguma condição especial para mim, para fechar o negócio, e ela respondeu que não. Apenas tinha seguido todas as orientações da sua empresa, sem fazer qualquer concessão.
Contando esse caso para outras pessoas, várias me afirmaram ter lhes acontecido o mesmo. “Há pessoas comprometidas com o sucesso de sua empresa e de seus clientes e há aquelas que não se importam a mínima com isso”, afirmou um de meus amigos
Como antropólogo, quis me aprofundar nesse caso. Liguei para a empresa e conversei com o gerente relatando o que havia acontecido comigo. Quando dei o nome das pessoas com quem havia conversado, ele simplesmente afirmou que aquela pessoa que havia me atendido bem e com sucesso era uma das mais respeitadas e consideradas vendedoras da sua empresa. E me disse: “o senhor deve saber: em toda empresa há pessoas que fazem a diferença. Essa é uma delas”.
Acredito que isso já tenha acontecido com você, leitor desta mensagem. E imagino também o seu sentimento de frustração, ao ver que poderia ter realizado um bom negócio, do tipo ganha-ganha e aquela determinada empresa perdeu, por total culpa de alguém que não estava engajado, mas totalmente descomprometido.
Agora, olhemos para nossa própria organização ou empresa. As pessoas que temos fazem a diferença?
Para refletir
• Você, dono, diretor ou gerente de uma empresa, já tentou comprar, anonimamente de sua própria empresa? Qual atendimento recebeu?
• Você tem em sua empresa ou organização pessoas que fazem a diferença?
• Como multiplicar as atitudes e comportamentos dessas pessoas excelentes para o restante do time?
• Tem como aumentar o comprometimento da sua equipe?
• Todos têm boa educação e capacidade de relacionamento?
• E você? Você faz a diferença?
Pense nisso. Sucesso!
Dica do mês
Título: Projeto Cliente
Autor: Luiz Marins
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*Preços pesquisados em fevereiro de 2020
É preciso voltar a querer. Professor Luiz Marins fala sobre a importância da motivação para vencer e outras dicas de empreendedorismo.