O controle da mortalidade infantil é um dos principais indicadores de saúde e da condição de vida de uma população, e conforme a terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, Santana de Parnaíba é a 5ª cidade com o menor índice de mortalidade infantil (entre as cidades acima de 100 mil habitantes).
Esse indicador é uma ferramenta de grande relevância, e visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades.
Com o intuito de combater a mortalidade infantil, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade, tem trabalhado para melhorar ainda mais os números. Um dos programas que tem alcançado destaque é o “Mãe Parnaibana”, que já impactou milhares de famílias da cidade, com entregas de enxoval gratuito contendo: carrinho de bebê, banheira, saída de maternidade, roupa (body e calça), termômetro, fralda, chupeta, mamadeira, toalha de banho, tesourinha, entre outros itens.
Mais do que o enxoval, o programa garante que as mulheres do município realizem todo o acompanhamento pré-natal, do início ao fim, já que é um dos pré-requisitos para o recebimento do kit.
Durante o período da gravidez as mulheres ainda passam por acompanhamento psicológico e palestras de orientação, garantindo um pré-natal de qualidade. Além de terem prioridade no agendamento de consultas e exames.
Prefeito Marcos Tonho realiza primeira entrega do kit Mãe Parnaibana de 2023
Na última quinta-feira (02/02), aconteceu na Arena de Eventos a primeira entrega do kit “Mãe Parnaibana” de 2023, onde foram contempladas mais de 100 gestantes de diversos bairros da cidade.
A mamãe Jenifer Pereira falou sobre o kit e o pré-natal na cidade: “Eu e minha família estamos muito felizes por receber esse kit que é completo. Além do pré-natal que tem sido maravilhoso, com um ótimo atendimento” disse a moradora do Parque Sinai.
Para participar do programa, que só nos últimos dois anos atendeu milhares de mulheres do município, é necessário procurar a unidade assistencial (CRAS ou NAS) mais próximo da sua residência ou o Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Pedro Procópio, 213 — Centro. Mais informações ligue: 4622 – 7500.