
Divulgação
A cidade de Osasco foi selecionada para compor a delegação oficial brasileira na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém (PA), entre os dias 10 e 22 de novembro. A escolha, resultado de edital nacional promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, reconhece o compromisso do município com a agenda ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Das 700 vagas destinadas a representantes da sociedade civil, governos locais, academia e setor privado, a inclusão de Osasco é um marco importante, simbolizando o avanço das políticas climáticas municipais e regionais.
Nos últimos anos, a Prefeitura tem implementado uma série de iniciativas inovadoras voltadas à mitigação e adaptação às mudanças do clima. Entre 2022 e 2024, coordenou o Estudo de Adaptação Climática do Cioeste, com apoio do programa internacional EUROCLIMA+, envolvendo 12 municípios da região e a cidade de Córdoba (Argentina). O projeto resultou em planos de resiliência urbana integrados e estratégias regionais de prevenção a enchentes e secas.
No eixo de mitigação, Osasco lançou seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, em parceria com o ICLEI, e modernizou toda a rede de iluminação pública com tecnologia LED. A cidade também iniciou a transição energética da frota de transportes, com a chegada de ônibus elétricos.
As políticas de resíduos sólidos têm se destacado pela destinação correta de entulho e pela ampliação dos ecopontos. Já na área da adaptação e segurança alimentar, o município mantém 21 hortas urbanas e o “Eixo Verde” — corredor produtivo com mais de 8 mil m² —, além de um Banco de Alimentos que beneficia cerca de 5 mil famílias semanalmente.
Outro destaque é o Diagnóstico de Riscos e Vulnerabilidades às Mudanças Climáticas, desenvolvido em parceria com o PNUD/ONU, que mapeia áreas de risco e vulnerabilidade social para orientar políticas públicas.
Em iniciativas de participação social, o projeto “Território em Foco: Osasco pelo Clima”, vencedor do edital internacional Climate Democracy Accelerator, levou à construção participativa do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. A cidade também reativou Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) e criou o Grupo de Trabalho Climático (GT Climático), reunindo diferentes secretarias para ações coordenadas.
Osasco ainda marca presença em importantes redes e fóruns nacionais e internacionais de sustentabilidade, como ICLEI, FNP, ANAMMA, Pacto de Milão (MUFPP) e Parceria para Governo Aberto (OGP).
A participação na COP30 reforça o papel estratégico de Osasco na construção de soluções locais para desafios globais. A Prefeitura convida a população a contribuir com propostas e sugestões por meio da Consulta Pública sobre a participação de Osasco na COP30, disponível na Plataforma Participa Osasco: https://participa.osasco.sp.gov.br/ConsultasPublicas