Os vinhos ideais para o inverno

Reprodução/Internet

Com a chegada do inverno, surge a vontade de jantares e almoços com amigos amantes da boa comida e do bom vinho. Isso mesmo, não é? Todos os anos, muitas pessoas procuram algo único: quais são os melhores vinhos para provar no inverno? Vamos ver juntos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a escolha certa.

Harmonização

Um bom assado ou uma carne grelhada pode ser acompanhado por um leve vinho tinto, que certamente vai aquecer a alma… mesmo nos dias mais frios! Para uma noite romântica em frente à lareira, sugerimos um prato não muito pesado, acompanhado de um vinho branco de qualidade e de cor dourada. Nesse caso, os melhores serão aqueles com sabor que lembra alguma essência floral ou frutada.

Para quem gosta de sabores um pouco mais decisivos, pode até preferir brancos com aroma de baunilha ou sabor picante. Ao lado dos provadores de paladar delicado, há quem prefira vinhos de sabor forte e intenso. Não é assim? Neste caso recomendamos tintos envelhecidos, com poucos aromas e capazes de deixar um retrogosto amargo e decisivo na boca. Estes são definitivamente os vinhos mais indicados para o inverno: podem aquecer a alma e tornar a refeição ainda mais satisfatória!

Outras dicas… para todos os gostos!

Quem disse que no inverno não dá para fazer aperitivos deliciosos com salgadinhos?. Neste caso, vinhos brancos leves e não muito saborosos são excelentes. Mesmo o bom e velho espumante será perfeito para comer em pé ou confortavelmente sentado no sofá em vez de à mesa…

Minha sugestão pessoal:

Não deixe de degustar os espumantes da Serra Gaúcha, brancos como Chardonnay e Sauvignon Blanc da América do Sul e tintos da uva Primitivo da Região de Manduria na Itália.

Matérias mais recentes
Matérias mais antigas