O que dirige a sua mente?

Diverse friends holding speech bubbles

Sempre digo que o que dirige sua mente dirige seu coração e dirigirá os caminhos da sua vida. O modelo como sua mente funciona, como você toma as suas decisões, cria coisas ou planeja ações chamamos de modelo mental. Cada pessoa tem um jeito de pensar, de elaborar. Eu classifico o modelo mental em três tipos:

Modelo mental do julgador

A pessoa julgadora está sempre procurando o que é certo e o que é errado. E, naturalmente, ela está sempre certa e o outro errado. Então ela passa a vida procurando errado. Essa pessoa julgadora tem muita dificuldade de sentir compaixão. Isso é um pessoa.

Modelo mental do politicamente correto

Tudo pode ser acomodado, nem sempre a verdade precisa ser expressa e, também, nem sempre o que o outro diz é verdade. O importante é ficarem todos em harmonia; ter uma imagem positiva e não criar conflitos com a sociedade. Esse modelo deixa a pessoa “em cima do muro” e gera ausência de definição, de limites, de direção. Por isso vemos tanta gente perdida, sem saber em que acreditar.

Modelo mental da sabedoria

Modelo em que a pessoa sabe associar a realidade com o que Cristo ensina; sabe o momento de falar – e sempre a verdade; a forma correta de falar e para quem falar. Uma pessoa sábia, mesmo que conheça a verdade, vai saber o momento de se calar. Sabe se calar e sabe falar; confrontar e consolar, quando desafiar e quando acalmar. Porque a sabedoria nos leva para essa zona de equilíbrio, de paz e de tranquilidade.

Qual é o seu modelo mental?

O modelo mental de Jesus para nós é a sabedoria. Jesus quer que a gente seja sábio. Que a gentetenha discernimento espiritual, tome decisões não pelos nossos impulsos, não pelo nosso julgamento, mas pelo plano e coerência de vida ensinada por Ele.

Que neste dia, nesse novo tempo, nesso novo mundo, a sabedoria seja um divisor de águas na sua vida. Que ela molde as suas palavras. Que ela molde os seus sentimentos e oriente as suas decisões e que ela mantenha a sua vida em equilíbrio, segurança e paz.

“Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”

Romanos 12:1-2 NTLH

Matérias mais recentes
Matérias mais antigas