História de ícone da publicidadeaudiovisual brasileira é resgatada em livro biográfico

Obra acompanha a evolução na carreira de Wellington Amaral Jr. e reflete as transformações do mercado publicitário desde a década de 1970

Wellington Amaral Jr

Com algumas caixas de sapatos, uma lâmpada, uma lupa quebrada e muita fita adesiva, Wellington Amaral Jr. construiu o seu primeiro um projetor de filmes, aos 8 anos.Por meio da brincadeira, o garotodescobriu a Foi o prenúncio de sua paixão pela arte. de fazer filmes.

É assim que Memórias de um Cineasta Publicitário, lançamento da Matrix Editora, revela os primeiros passos da trajetória de um dos maiores ícones da publicidade audiovisual brasileira. O diretor e produtor acumula cerca de 3 mil comerciais no currículo e prêmios de prestígio internacional.

Divulgação

O livro, escrito em primeira pessoa,reconta a história de Amaral Jr. no mercado de criação,desde os anos 1970, a partirdo primeiro emprego comoestagiáriode atendimento na McCann,uma das maiores agências de publicidade do mundo na época.reconta os episódios que conduziram Wellington à carreira de publicitário e a obter,em 1971, seu primeiro emprego como estagiário de atendimento na McCann Erickson, maior agência de propaganda brasileira e mundial na época.

Na agência, ele fez escola com grandes redatores, Foi lá que descobriu o caminho do cinema publicitário e começou a acumular o conhecimento e a experiência que viriam credenciá-lo para atuar ao lado de pesos pesados da propaganda como diretores de arte e ilustradores que o acompanharam na carreira por décadas:Percival Caropreso, Paulo Almeida, Armando Moura, Cláudio Oliveira, Hector Tortolano, Deilon Gomes de Lima, Sérgio Lima, Gilce Velasco e muitos outros.Alex Periscinoto, Petrônio Correia, Julio Ribeiro, Armando Mihanovich,Sergio Graciotti, Ana Carmen Longobardi, Francesc Petit, Fabio Fernandes, Christina Carvalho Pinto, Magy Imorberdorf, Eduardo Fischer, Roberto Justus, Pedro Feyer entre muitos outros.

De forma divertida eaberta e bem-humorada,o publicitário narra impasses profissionais e a suaconstante busca por reconhecimentopela inovação.O leitor acompanha asua passagem porgrandes agências como MPM e ALMAP até a criação de sua própria produtora de filmes, a 5.6. Os bastidores de trabalhos desenvolvidoscom grandes marcas, como apara marcas importantes como General.