Fogos e os pets

foto: ilustrativa

Em dia de grandes queimas de fogos em vários pontos do país, o veterinário Ricardo Azama, da Pet Clinic, dá dicas de cuidados com seu pet para que ele não sofra com as comemorações do ano novo.

Segundo Azama, não há época pior para os animais que as festas de final de ano, porque eles sentem um enorme pânico com os barulhos dos fogos de artifícios. Os animais têm muita sensibilidade auditiva. Comparada aos humanos, 4 vezes maior.

Os fogos de artifício podem levar desde pânicos até a morte de um animal. Ocorrem fugas, atropelamentos, enforcamentos, traumas, brigas, mutilações, convulsões, afogamentos e até parada cardíaca.

Segue algumas dicas de cuidados com seu Pet:

1- Fique ao lado dele(s), dando-lhe(s) proteção e confiança;

2- Proteja os ouvidos deles com as mãos. Se forem pequenos, acomode-os no colo;

3- Acomode-o em um cômodo mais interno da casa, e proteja as janelas com panos ou cobertores pesados para abafar o som;

4- Importante ter neste cômodo uma TV ou som. Aumente o volume gradativamente, assim, na hora dos fogos, eles não ficam tão assustados;

5- Mantenha-os seguros dentro de casa, pois os animais podem fugir para rua, correndo risco de atropelamentos, cair em piscina, etc. Tome cuidado com portas de vidros. Não acondicionar juntos animais que possam brigar entre si;

6- Jamais mantenha os animais amarrados;

7- No caso de gatos, acondicione-os em cômodos que possuem “tocas”, armários, forrando com cobertores;

8- Como precaução, deixe-os identificados na coleira com os dados: nome do animal, proprietário e telefone de contato;

9- Em casos mais graves converse com o médico veterinário do seu animal e solicite orientação quanto ao uso tranquilizantes veterinários e se seu animal pode utilizar.

Matérias mais recentes

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: