Estamos prestes a iniciar um novo ano e muitos me perguntam: – Como faço para ter um ano melhor, com mais resultados e mais lucros?
Então compilei dez passos imprescindíveis para formular um planejamento estratégico de alta eficiência em sua empresa. E, mesmo estando no final do ano, comece já a planejar 2021. Eis os dez passos:
1. Determine a missão, visão e valores da corporação
Definir a missão, a visão e os valores é crucial para que o plano tenha alinhamento em longo prazo, bem como respeite as crenças da organização. Entenda os elementos:
•missão: é a razão pela qual a empresa existe;
•visão: é onde a empresa deseja chegar em longo prazo (cinco anos, por exemplo);
•valores: princípios inegociáveis, dos quais não se abre mão.
•crie declarações pequenas, que façam sentido e impac tem positivamente a empresa.
2. Estabeleça as metas e os objetivos desejados
Há uma diferença entre os objetivos e as metas. Os objetivos são resultados maiores, os quais realmente se deseja alcançar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos. As metas, em especial, devem seguir um padrão conhecido como SMART, criado pelo professor norte-americano George Doran. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
3. Analise o ambiente interno da organização
É necessário conhecer bem os recursos da empresa, afinal, grande parte do sucesso do plano depende deles. Faça uma lista dos principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da corporação. Para ficar claro, um ponto forte (ou força) é tudo aquilo que beneficia a empresa, como pessoas motivadas, tecnologias de ponta e processos eficazes. Um ponto fraco (ou fraqueza), por sua vez, consiste em tudo que pode prejudicar o negócio, como máquinas ultrapassadas, profissionais desqualificados e excesso de burocracia.
4. Monitore o ambiente externo da companhia
Questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos de consumo devem ser pensadas com antecedência. Uma dica é dividir o ambiente externo em dois principais blocos: o macroambiente e o ambiente de tarefa. O primeiro é tudo o que é mais abstrato e distante da companhia, como os aspectos legais, economia geral ou tendências de mercado. O segundo é representado pelo que está próximo, como: clientes, concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores. Analise cada bloco no intuito de encontrar oportunidades e ameaças que devem ser consideradas no plano e que podem potencializar seu alcance.
5. Dê atenção especial ao público-alvo
Entenda os hábitos de compra dos seus clientes para traçar uma estratégia mais eficaz de engajamento. São quatro os principais aspectos: •geográficos: cidade, estado, país, etc.;
•demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
•psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
•comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.
6. Dê importância à imprensa
A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação. Isto é, não adianta apenas diferenciar sua empresa da concorrência, é preciso comunicar isso ao mercado.
7. Defina as estratégias que serão usadas
De acordo com o guru da administração, Michael Porter, há três estratégias genéricas:
•diferenciação: busca fazer com que a empresa se de taque das demais pela qualidade dos produtos/serviços;
•Liderança de baixo custo: objetiva ganhar o mercado pelo preço competitivo;
•Foco: busca ganhar um pequeno segmento do mercado, agindo com foco.
8. Desenvolva um plano de ação
Geralmente, esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada 5w2h, que representa sete palavras do inglês 5W:
•What (o que será feito?)
•Why (por que será feito?)
•Where (onde será feito?)
•When (quando?)
•Who (por quem será feito?);
•2H:
•How (como será feito?)
•How much (quanto vai custar?).
Monte uma tabela com as respostas para essas questões-chave. Desse modo, você terá um documento auxiliar para cada etapa do plano e poderá definir com clareza o que deve ser feito e como deve ser feito.
9. Monitore os resultados conquistados
Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos que estão sendo postos em prática. Também é possível usar os KPIs — também chamados de indicadores-chave de desempenho. Veja agora alguns dos mais importantes:
•Nível de satisfação dos clientes (NPS);
•Índice de absenteísmo;
•Evasão de clientes (Churn);
•Índice de lucratividade;
•Retorno sobre o investimento (ROI).
10. Avalie os resultados finais atingidos
Tendo o controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia e a partir disso modificar ou manter as ações com base nos resultados que atingiram. Assim, é possível entrar em um processo de aprendizagem, garantindo melhores resultados no futuro. Ao aplicar essas dicas, você terá um planejamento estratégico completo em mãos. Agora que você está a par do assunto, aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais. Vamos lá! Sucesso sempre.
Vejo você no @tatyaneluncah
VEJA DICAS INSPIRADORAS POR TATYANE LUNCAH:
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