Dando continuidade a minha série sobre os Emirados Árabes, neste mês trago algumas experiências e iniciativas de diversos setores que me chamaram a atenção naquele país.
Os Emirados Árabes Unidos estão investindo no primeiro hospital no qual os astronautas serão atendidos no espaço, e todos os tratamentos serão controlados na Terra, usando nanotecnologia. Por enquanto, eles estão testando o projeto na Terra, mas a ideia é usar o sistema em Marte. Enquanto não vamos a Marte, eles estão construindo uma cidade que simula as condições ambientais de lá. O projeto, de cerca de quinhentos milhões de reais, faz parte de um plano audacioso para estabelecer uma colônia humana em Marte até 2117.
Em 2017, foi inaugurado o Louvre de Abu Dhabi, primeira vez que a marca francesa permite que usem seu nome e história em outra região. Abu Dhabi pagou mais de quinhentos milhões de dólares para poder usar a marca por trinta anos, e um valor ainda maior do que esse em aluguéis de obras e exibições.
As taxas de crime no país são baixas, mas a frota de carros da polícia inclui modelos da Bugatti, Lamborghini e Ferrari, além de bicicletas elétricas e até mesmo bicicletas voadoras. Ter uma frota dessas tem a ver mais com marketing do que com necessidade.
Como há uma grande concentração de hotéis e restaurantes, também há diversas estratégias de marketing para chamar a atenção. Em Dubai, o Burj Al Arab, hotel sete estrelas, e terceiro mais alto do mundo, tem um heliponto perto do topo, e, como estratégia de divulgação, levam pilotos de Fórmula
1, jogadores de tênis, e paraquedistas pro?ssionais para ações de marketing nas alturas.
Um restaurante que me marcou bastante foi o Carnival by Tresind, uma experiência de gastronomia indiana moderna, na qual a mesa se transforma em um canvas e as sobremesas viram obras de artes comestíveis ao serem arremessadas contra a mesa.
Já no Dinner Time Story, que ?cou temporariamente por lá, os clientes viveram uma experiência gastronômica de mapeamento 3D, que projeta na mesa a rota de Marco Polo. A jornada explora sabores e ingredientes que levam a seis pratos diferentes.
Quando se trata de bater recordes, a lista é bem longa. Os Emirados Árabes Unidos têm o Dubai Mall, maior shopping center do mundo, com mais de mil lojas. O país também tem um dos maiores jardins do mundo, o maior parque de diversões coberto, a tirolesa mais comprida, e por aí vai.
A HyperloopTT, empresa de tecnologia em transportes, está montando um de seus primeiros projetos piloto nos Emirados Árabes, com a meta de conectar Abu Dhabi a Al Ain com um trem de velocidades de até 1.200 km por hora. De carro, o trajeto leva duas horas; de HyperloopTT, será de oito a doze minutos.
Além desses exemplos, há outras empresas desejando participar da criação do futuro ou vivendo um futuro que já existe. Se você tiver interesse em saber mais, acesse www.ofuturoquejaexiste.com.br.
DICA DO MÊS
Nesse livro, o vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos explora o tema de como a felicidade e o positivismo acabam por impactar criatividade, produtividade e conquistas. O livro ainda não está disponível em português, mas é possivel encontrar versões digitais (e-book) em inglês e espanhol.
Título: Re?ections on Happiness & Positivity
Autor: Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum
Editora: Explorer Publishing & Distribution
Preço: US$ 22 (amazon.com)
*Preços pesquisados em outubro de 2018
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