Crescimento sustentável

por: JORGE EDUARDO | Professor da FGV e Hair Designer

foto: Freepik

Estamos na era da sustentabilidade organizacional. O comportamento mudou, a atitude e as gerações mudaram e continuam se transformando, tornando-se mais flexíveis e adotando éticas e práticas para o bem comum. É essencial preservarmos o meio ambiente, isso é fato! Mas o que iremos abordar aqui é a sustentabilidade do seu negócio.

O seu negócio é sustentável?
No mundo corporativo, um dos pilares da sustentabilidade ou gestão sustentável é o gerenciamento de pessoas. Afinal, lidamos com gente! É preciso respeitar e entender o outro e o meio físico que o rodeia. Tudo precisa ter um propósito, sendo o principal deles o de comprometer as pessoas e a organização a trabalharem juntas. O engajamento se faz necessário independentemente da área em que você atua ou trabalha. Deve-se ressaltar os valores que a empresa possui e sua atividade no mercado e como seus colaboradores e seus desempenhos são reconhecidos. É importante dar feedbacks e valorizar cada um, sua área e função, isso é uma premissa!

Por que fazer parte de uma empresa sustentável?
No passado, fabricava-se em massa e para a massa, o mercado consumidor e a sociedade não tinham as mesmas exigências que têm atualmente, não se pensava nas pessoas, e sim na fabricação dos produtos. Hoje, as empresas continuam a fabricar em massa, mas nos tornamos consumidores mais exigentes, tanto para fazer parte dessa empresa como para consumir o seu produto. Em nossos dias, não basta apenas ter uma empresa sólida, a ambiência é um dos fatores mais importantes, pois gera relacionamentos e bem-estar. Cito aqui a área da beleza, em que se tem uma forma diferente de encarar essa relação de trabalho. Prestamos serviços, ou seja, não vendemos apenas um produto, mas também uma mão de obra qualificada que se chama atendimento, gerado por meio das pessoas e para pessoas. Essa experiência quem sente é o cliente final, mas o colaborador que faz parte desse comportamento corporativo é o primeiro a validar sua missão, visão e valores, ou seja, o seu negócio. Pode parecer pouco, mas é muito e faz toda a diferença, porque você não mantém esse profissional apenas com salários e garantias, tem de haver um propósito para isso!

Por que muitas empresas e negócios deterioram?
Porque não têm um crescimento sustentável. Quem já não viu, ou ouviu falar, de vários casos e empresas fecharem, mesmo com muitos clientes? Uma empresa sustentável prospecta, faz planejamentos e toma iniciativas que reverberam em decisões e implicações que impactam o seu negócio em curto, médio e longo prazo. Portanto, a sustentabilidade está além do olhar para a matéria prima empregada e destinação do resíduo da produção. Igualmente, a sustentabilidade se fundamenta e se consolida na participação ativa e no engajamento dos colaboradores da empresa e parceiros na conscientização do processo e resultado do negócio, gerando satisfação e bem-estar a todos!

Matérias mais recentes