Faça parte das 100 melhores empresas para trabalhar! Todo ano, quando vejo esse título em revistas, manchetes ou artigos, fico logo imaginando por que eu não posso, ou quem disse que eu não devo, fazer parte de uma dessas empresas? Somos vaidosos e queremos sempre o melhor, e hoje estamos todos, ou pelo menos a maioria das pessoas, convivendo com essas novas expectativas e desejos inseridos no mundo corporativo.
Por que é difícil lidar com as pessoas? Talvez seja pelas crenças, inseguranças, atitudes ou por medo. Sim, o medo do novo! Porque assusta e, às vezes, só o fato de julgar que não podemos fazer ou mudar nada já nos “trava”, ficamos inertes, esperando que algo novo aconteça e resolva o nosso problema.
A gestão de competências em uma empresa é importante, pois trabalha os conhecimentos, habilidades e atitudes; assim como a liderança desfaz grupos descomprometidos e promove engajamento e a formação de equipes com foco e metas definidas, em que a responsabilidade e o compartilhamento de informações contribuem para elevar o grau de desempenho.
Como você quer crescer?
A atual conjuntura do País, seja ela positiva ou negativa, será desfavorável para quem não está preparado, pois a crise em si abre novas oportunidades. Crescer ou sobreviver, ganhar ou perder é uma questão de atitude! Assim como ocorre na maior parte das atividades humanas, o objetivo é crescer, o nosso passo tem como base o passo anterior e, se você não está depositando nada, não haverá o que sacar amanhã. Esperar que o cenário mude para mudarmos de atitude pode levar qualquer empresa a resultados não significativos e a perdas irreparáveis com as oscilações de mercado.
Seu comportamento está em suas mãos!
Comprometimento, eficácia, responsabilidade, competência e atitude são palavras-chave importantes para o nosso crescimento e desenvolvimento profissional. Por exemplo, na área da beleza, assim como em outros segmentos, somos prestadores de serviços, e cada uma dessas palavras é de valor relevante para o seu capital humano. Em todo aprendizado há a oportunidade de aprimorar, multiplicar seus conhecimentos e fazer dele uma carreira, e não apenas um emprego. Todo profissional deve saber o impacto que faz no negócio e o quão importante é ele estar ali. De forma clara e objetiva, pode-se dizer que a missão, visão e valores de uma empresa constituem o conjunto de ideias que definem e ajudam as estratégias para que seus objetivos sejam alcançados.
Portanto, crescer ou sobreviver é uma ação contínua que compromete as pessoas e a organização a trabalharem juntas. Estamos lidando com pessoas, e é a sua atitude que vai fazer o sucesso do seu negócio, seja por meio de um novo emprego ou de uma nova carreira.
Boa sorte!!
Por: Jorge Eduardo – Professor da FGV e Hair Designer