
Divulgação
Em setembro de setembro de 2024 demos um passo importante para o empreendedorismo feminino no Brasil. O Tokio Marine Hall, uma das maiores casas de show do país, foi palco do Conexão, evento promovido pela EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino para discutir temas essenciais ao crescimento e fortalecimento das mulheres nos negócios. Entre os assuntos abordados, destacam-se vendas, alta performance, cultura empresarial, liderança e empreendedorismo com propósito. Foram mais de 400 líderes reunidas em prol da construção de um mundo mais equânime e motivadas a aprender e crescer.
Além disso, o evento trouxe à tona discussões sobre a importância da diversidade e inclusão nas organizações, mostrando como a presença de mulheres, em suas mais variadas formas de ser, especialmente em cargos de liderança, contribui para um ambiente de trabalho mais plural e inovador.
A primeira palestra do evento foi realizada por mim, Tatyane Luncah, idealizadora do Conexão e CEO da EBEM. Diante de centenas de mulheres decidi abordar um tema bastante relevante no mundo dos negócios hoje em dia, a Nova Era da Economia Feminina. O mundo atual valoriza atributos comumente associados ao feminino, como a colaboração, a cocriação e a sustentabilidade, e é sobre esses conceitos que esta Nova Era se refere. As empresas, para sobreviverem atualmente, precisam ser mais fluidas, humanas e abertas à construção conjunta, rompendo com modelos tradicionais rígidos.
O Conexão deu destaque à empresas com propósito, à medida que discutimos o impacto positivo que negócios podem ter na sociedade ao aliar lucros com valores como justiça e equidade. Pensando nisso, o evento trouxe palestras inspiradoras, como a da Dra. Carla Sarni, do Grupo Salus, sobre como é possível oferecer saúde bucal acessível e abrangente, e Adriana Auriemo, da Nutty Bavarian, que abordou vendas e franquias. Entre as painelistas estavam líderes como Karina Sato, CEO da Sato Rahal, Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir, Simone Viotto, CEO da JK Estética Avançada, Ana Lygia Farias, CEO da Pikurruchas, entre muitas outras líderes inspiradoras e de alta performance em seus respectivos segmentos.
A sensação pós-evento é de missão cumprida. Colocar um evento dedicado a mulheres líderes em um espaço tão icônico como o Tokio Marine Hall, além de ter tanto apoio de cada marca amiga, que esteve junto de nós verdadeiramente e ajudou a construir um evento deste porte, aponta um futuro positivo e próspero para as empresárias.
O Conexão fez mais do que reunir mulheres empreendedoras, ele foi um grande encontro de apoio mútuo, em que essas líderes compartilharam seus desafios e conquistas, promovendo um ambiente de crescimento coletivo e olhando para um mesmo horizonte.
Com carinho,
Tatyane Luncah – @tatyaneluncah
CEO da EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino e mentora de mulheres empresárias.