A nossa maior dificuldade em lidar com problemas é que, muitas vezes, nos apegamos a eles e não queremos deixá-los ir embora. Ou seja, não queremos resolvê-los, porque já nos acostumamos com eles.
Mas, se um problema existe, deve ser resolvido. Mesmo que isso signifique romper o seu namoro com uma mulher sensacional, ou com um homem incrível. Mesmo que tenha de abrir mão de um grande amor que não lhe faz mais tão bem – se o amor não existe mais, por mais lindo que aquele relacionamento tenha sido, precisa terminar. Caso contrário, se tornará um problema cada vez maior.
“O Guardião de um mosteiro morreu e foi preciso substituí-lo. O Grande Mestre reuniu todos os irmãos para fazer a escolha do novo Guardião. Assumiria o posto o monge que primeiro conseguisse resolver o problema a ser apresentado naquele momento. Então, o Grande Mestre colocou um banquinho no centro da sala e, em cima dele, um vaso de porcelana raríssimo, com uma belíssima rosa amarela a enfeitá-lo. Disse apenas: aqui está o problema!
Todos ficaram olhando a cena. O vaso lindíssimo, de valor extraordinário, a flor maravilhosa no centro! O que representavam? O que fazer? Qual seria o enigma? Nesse momento, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Grande Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e “zapt”! Destruiu tudo com um só golpe. Tão logo o discípulo retornou ao seu lugar, o Grande Mestre disse: – Você é o novo Guardião…
Não importa que o problema seja algo lindo ou fascinante… Se for um problema, precisa ser eliminado”.
A nossa indecisão acaba sustentando o problema e adiando as soluções. Quando identificamos o que está errado, é preciso eliminar de vez o problema, por mais difícil que nos possa parecer.
Devemos ter consciência para analisar se vale a pena continuar em uma situação. Se não fizer mais sentido na sua vida, se não lhe fizer bem, se lhe traz desconforto…, não tenha medo de cortá-la pela raiz.
Pense sobre isto: qual é o problema que você tem hoje, mas não tem coragem de se desfazer dele? Vale a pena ficar carregando isso nas costas?
Ter feito cirurgias e atendido no pronto-socorro foi importante na minha vida e me ensinou muito sobre isso. Certa vez, atendi uma menina que foi atropelada e tentamos salva-la o dia todo, mas ela acabou falecendo. Fui incumbido de dar a triste notícia à família. Quando disse aos pais “infelizmente ela morreu”, e vi o desespero dos pais, entendi que não estava ali para dar desculpas. Eu precisava ser assertivo no que dizer para informar aquela família.
Não estamos onde estamos para contar a história do por quê não deu certo, para dar desculpas; mas para para resolver e trazer soluções. A nossa vida depende de resultados.
DICA DO MÊS
Nesta obra, Wallace Liimaa explica como é possível dar um novo rumo a nossas vidas, começando por uma simples mudança de pensamento. Você vai aprender como utilizar todo o potencial do seu cérebro para focar no seu propósito; enfrentar seus maiores medos e quebrar todas as crenças limitantes; e treinar sua mente para atrair tudo o que você merece viver!
Título: Dê um Salto Quântico na Sua Vida
Autor: Wallace Liimaa
Editora: Gente
Preço: R$ 39,90
*Preços pesquisados em janeiro de 2019