Walter Longo corre o mundo fazendo palestras sobre diversos temas, mas, nesta entrevista, buscamos a essência da mensagem do publicitário e empreendedor digital sobre mobilidade. Morador de Alphaville há 25 anos, ele ressalta que a tecnologia está aí para facilitar a vida de todos, porém, falta mudar a forma de pensar dos gestores públicos e empresários.
O que está embutido no conceito de mobilidade?
Dentro do conceito de mobilidade, podemos falar em modais de transporte, mas nós podemos falar também que o universo da mobilidade é formado de e-commerce, porque cada vez que eu deixo de sair para comprar algo e tenho um produto entregue na minha casa, isso é mobilidade! Videoconferência é mobilidade, porque eu deixo de me deslocar dentro da cidade e falo com alguém por Skype etc. Ou nós tornamos mais eficiente a possibilidade de as pessoas se locomoverem, ou tornamos nossa vida mais fácil não tendo necessidade de locomoção. Home office é mobilidade! Mas nós não vemos esse conceito num sentido mais amplo, temos uma forma limitada de encarar a mobilidade.
O que falta para termos boa mobilidade em bairros como Alphaville e Tamboré, que crescem constantemente?
Enquanto não alterarmos paradigmas, isso fica muito difícil. Um exemplo para tentar resolver esse problema é, em vez de fazer rodízio de carros, fazer rodízio de vidas. Não faz sentido movimentar 20 milhões de pessoas em São Paulo, entre 7h e 9h da manhã e, depois, entre 17h e 19h. No mundo de hoje, não precisa mais disso. Isso é do tempo da revolução industrial! Achar que, numa cidade em pleno século 21, todas as pessoas têm de entrar no trabalho mais ou menos no mesmo horário e sair no mesmo horário está errado. Nós poderíamos ter, por exemplo, empresas de mídia trabalhando das 11h às 21h; escritórios de contabilidade, das 6h às 16h. No entanto, se você tenta ter um grupo de pessoas que trabalha à noite em seu escritório, esbarra numa lei que obriga a pagar hora-extra, salário insalubridade… Por que o equipamento de videoconferência é visto como produto de luxo e tem altos impostos? Deveria ser isento! Por que não há incentivo para empresas que adotam o home office? Nós estamos ainda juntando todo mundo num mesmo lugar, na mesma hora, e depois ficamos discutindo como é que vamos dar mobilidade à população.
Qual a primeira medida que você sugere para desatar o nó do trânsito de Alphaville?
Primeiro, devemos ter uma consciência colaborativa entre as prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba. Não há um plano conjunto das duas cidades onde Alphaville e Tamboré estão implantados. Eu tenho um exemplo clássico que mostra a importância dessa sinergia entre os gestores. Na região de Dallas, no Texas (EUA), há uma cidade ao lado chamada Fort Worth, e estas duas cidades criaram plataformas comuns de gestão, convênios em várias áreas, entre elas, o trânsito. Eles criaram o Metroplex, uma grande área urbana com gestão integrada, e passaram a avaliar e gerir o trânsito de maneira conjunta e colaborativa, e não individual.