Campanha de multivacinação segue até final do mês

Divulgação

A campanha de vacinação contra a Poliomielite e multivacinação vai até 30 de outubro. É a segunda vez que o Ministério da Saúde prorroga a campanha para atingir o maior público possível. Essa é a oportunidade de os pais ou responsáveis atualizarem a caderneta vacinal das crianças e adolescentes, de modo a completar o ciclo vacinal adequadamente. A adesão massiva da população é condição fundamental para manter erradicadas algumas doenças e impedir o retorno de outras, como o Sarampo ou a Poliomielite.  

A Pólio (também chamada de paralisia infantil), aliás, atingiu em Barueri a cobertura vacinal de 89,4% da população preconizada. Embora seja um índice superior ao da maioria dos municípios do país, a meta é vacinar 95%, percentual considerado ideal pelo Ministério da Saúde para a cobertura das doenças. Conforme dados do Ministério da Saúde, pelo menos 80% dos municípios brasileiros estão com risco alto ou muito alto para a reintrodução da doença, erradicada em fins da década de 80 do século passado. 

“É uma doença contagiosa, aguda, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores”, disse Rafael Adão Buozo, diretor técnico da Vigilância em Saúde de Barueri. O Programa Nacional de Imunização (PNI) recomenda que a vacinação seja feita nas crianças a partir de dois meses até menores de cinco anos de idade, como doses do esquema básico.  

O Ministério da Saúde apontou que uma das possíveis causas de o país estar com níveis baixos de imunização contra a Pólio é o fato de boa parte das pessoas não lembrarem o que representa a poliomielite, erradicada no país no final da década de 80 do século passado.  

Meningite 
A Meningite é outra doença que tem preocupado as autoridades médicas. Considerada de grande ocorrência, registra casos por todo o ano, sendo mais comuns as virais na primavera e verão e as bacterianas no outono e inverno. A maioria dos tipos de meningite não deixa sequelas. No entanto, a meningite meningocócica é grave e contagiosa, podendo provocar sequelas graves e até a morte.  

“É preciso nos conscientizarmos que as vacinas disponíveis são fundamentais para minimizarmos o ataque de doenças. É de suma importância dar as vacinas nas épocas corretas, conforme calendário de vacinação indicado pelo Ministério da Saúde. Como já dito isto em outras ocasiões, vacinar é um gesto de amor! É proteger a todos neste momento, da melhor forma”, completou Rafael.  

Várias outras doenças 
A campanha de multivacinação prevê a imunização para várias outras doenças. Nesses casos, os índices de cobertura também estão aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde. Em Barueri, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  

Estão disponíveis imunizantes como a vacina oral contra a Poliomielite (VOP), assim como as demais do calendário nacional (veja tabela abaixo), como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras. 

Na cidade, a vacinação acontece em todas as UBSs durante seus horários de funcionamento.  Veja os endereços e horários das UBSs AQUI. Para se vacinar é preciso apresentar a caderneta de vacinação, assim como documento de identificação com foto. 

Vacina Covid 
No caso da vacina contra a Covid-19, a dose pode ser administrada de maneira simultânea com as demais ou com qualquer intervalo perante os outros imunizantes. Estão sendo aplicadas doses em pessoas a partir de 3 anos. 

Doses disponível no calendário nacional: 

Idade 

Vacina 

Prevenção 

Ao nascer 

BCG, HEPATITE B 

Turbeculose, Hepatite B 

Dois meses 

  

  

VIP PENTAVALENTE 

(DTP + Hib + Hepatite B), ROTAVÍRUS, PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE 

Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, tétano, coqueluche, doenças 

causadas pelo hemófilo b, hepatite B, Doença diarreica causada por rotavírus, Doenças causadas pelo pneumococo 

Três meses 

MENINGOCÓCICA C 

Doenças causadas pelo 

meningococo C 

Quatro meses 

  

VIP PENTAVALENTE 

(DTP + Hib + Hepatite B), ROTAVÍRUS, PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE 

Poliomelite (paralisia infantil), Difteria, tétano, coqueluche, doenças 

causadas pelo hemófilo b, hepatite B, Doença diarreica causada por rotavírus, Doenças causadas pelo pneumococo 

Cinco meses 

  

MENINGOCÓCICA C 

Doenças causadas pelo 

meningococo C 

Seis meses 

  

VIP PENTAVALENTE 

(DTP + Hib + Hepatite B) 

  

Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, tétano, coqueluche, doenças 

causadas pelo hemófilo B, hepatite B 

nove meses 

FEBRE AMARELA 

Febre amarela 

12 meses 

  

SARAMPO – CAXUMBA – RUBÉOLA (SCR), MENINGOCÓCICA C, PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE 

  

Sarampo, caxumba e rubéola, Doenças causadas pelo meningococo C 

Doenças causadas pelo pneumococo 

15 meses 

  

VOP, DTP, HEPATITE A TETRAVIRAL (SCR + Varicela) 

  

Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, tétano e coqueluche, Hepatite A, sarampo, caxumba, rubéola e varicela 

Quatro anos 

  

VOP, DTP, VARICELA, FEBRE AMARELA 

Poliomelite (paralisia infantil), Difteria, tétano e coqueluche, Varicela (catapora), Febre amarela 

Anual 

INFLUENZA 

Gripe 

Matérias mais antigas