CAC & LTV: Sem isso você nunca será capaz de se tornar um empresário de sucesso

Reprodução/Internet

Se você não sabe o que é CAC(Customer Acquisition Cost) x LTV – ([Customer] Lifetime Value) Nunca será capaz de se tornar um empresário de sucesso. 

Primeiro eu vou te explicar o que significa cada um desses termos, para depois te mostrar a importância deles na sua vida. 

CAC(Customer Acquisition Cost), em português: custo de aquisição por cliente. É o quanto de dinheiro você gasta para conquistar uma venda para a sua empresa. Verba de marketing, vendas, mídia… Para saber esse valor basta somar todos esses valores e dividir pelo número de novos consumidores do seu produto ou serviço.

O Custo de Aquisição por Cliente é uma métrica muito importante pois é através dela que você pode ter uma análise apurada de como está a efetividade da sua estratégia de marketing e vendas. 

Já o, LTV – [Customer] Lifetime Value) que pode ser traduzido como valor do tempo de vida, e é a métrica que diz quanto em média seus clientes investem em seus produtos ou serviços durante todo o período em que eles se relacionam com sua empresa. 

Em um exemplo simples, imagine que você tem uma clínica de estética, e cada procedimento custa, em média, R$100,00. E cada cliente vem mais ou menos cinco vezes por mês na sua clínica, então gastam em torno de R$500,00. Estes por sua vez frequentam a sua clínica  por 7 anos, em média. Logo cada cliente investe, em média, R$42.000,00 durante a sua relação com a empresa.

R$ 500,00 x 12 mensalidades/ano x 7 anos = 42.000,00 

Mas quando zera o LTV? Quando é preciso investir mais dinheiro para o cliente voltar consumir na empresa. 

Saber o valor de investimento de cada cliente é um dos diagnósticos da saúde de seu negócio.

E a análise do Lifetime Value está sempre ligada à comparação com o Custo de Aquisição por Cliente (CAC): quanto maior o LTV e menor o CAC melhor para sua empresa, isso significa que a empresa está lucrando em relação ao investimento na conquista dos leads. 

E esse é o pulo do Gato é: gastar pouco com o CAC e ter o máximo de retorno possível através do LTV.

A maioria dos empresários estão sempre em busca de baixar o CAC, o que é maravilhoso, porém dá pouca importância ao LTV, só que é aqui onde se faz o dinheiro de verdade.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre CAC e o LTV é a receita para o sucesso das grandes empresas.