Barueri recebe algumas doses para reforço de crianças que tomaram Coronavac

Divulgação

Conforme divulgado amplamente pela imprensa nacional, várias cidades brasileiras estão aguardando a chegada de mais doses das vacinas contra a Covid-19 destinadas às crianças, especialmente a Pfizer Baby e a Pediátrica. Em Barueri não é diferente. O envio de vacinas aos municípios é realizado pelo Ministério da Saúde.

Esta semana a cidade recebeu um lote com 1.300 doses do imunizante Coronavac. A quantidade é bem menor do que a solicitada pela Secretaria de Saúde, portanto, serão destinadas exclusivamente para aplicação da segunda dose em crianças que começaram o esquema vacinal com esse imunizante.

Inicialmente, a Coronavac foi autorizada para crianças de 3 e 4 anos, mas após estudos mais detalhados a aplicação foi estendida a públicos de 3 anos em diante. No caso das crianças, o esquema vacinal deve ser composto por três doses, todas do mesmo imunizante.

Sendo assim, crianças a partir de 3 anos que tomaram a Coronavac na primeira dose devem buscar a segunda dose quatro semanas após a aplicação inicial. A terceira dose deve ser tomada oito semanas após a segunda dose.

A aplicação para esse público está sendo feita na UBS Benedito de Oliveira Crudo (atendimento provisório no Centro de Especialidades, situado na Rua Benedita Guerra Zendron, 225 – região central), na UBS Adauto Ribeiro (Avenida Zélia, 950 – Parque dos Camargos) e na UBS Armando Gonçalves de Freitas (atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte, situado na R. Padre Cícero Romão, nº 384 – Parque Imperial).

Vacinas da Pfizer
O município dispõe de apenas algumas doses da vacina Pfizer Baby, destinada a crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). As doses restantes estão sendo aplicadas exclusivamente na UBS Benedito de Oliveira Crudo.

Com relação à vacina Pfizer Pediátrica, destinada a crianças de 5 anos a menores de 12 anos (até 11 anos, 11 meses e 29 dias), não há estoque disponível na rede de saúde até o momento. O município aguarda envio de novos lotes por parte do Ministério da Saúde.

O esquema vacinal dos imunizantes Pfizer é o mesmo da Coronavac: aplicação de segunda dose após quatro semanas da primeira, e terceira dose após oito semanas da segunda, sem escalonamento de vacinas, ou seja, as três doses devem ser do mesmo imunobiológico.

Público adulto
A rede de saúde dispõe de estoque de vacinas destinadas ao público adulto (primeira, segunda, terceira,  quarta e quinta doses – esta última para público específico). Basta ir a uma das 18 UBS da cidade com documentos pessoais e o cartão da última dose aplicada contra a Covid-19. Clique AQUI para verificar os endereços e horários de funcionamento das unidades.