
Divulgação
A Prefeitura de Barueri abre, nesta quarta-feira, 7 de janeiro, às 8h, o primeiro agendamento de castração de pets de 2026. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo portal oficial do município. A ação é coordenada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e executada pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad).
Para realizar o agendamento, o tutor deverá informar o número do Registro Geral Animal (RGA), além de CPF e e-mail do responsável vinculados ao cadastro. O RGA é obrigatório para animais residentes em Barueri. O cadastro de pets que não pertençam a munícipes ou que não residam no município configura crime, conforme a legislação penal brasileira.
Os animais devem ter entre 7 meses e 7 anos de idade e pesar menos de 25 quilos. Ao todo, serão disponibilizadas 250 vagas, sendo 70 para caninos fêmeas, 60 para caninos machos, 70 para felinos fêmeas e 50 para felinos machos.
No momento do agendamento, o tutor será informado sobre data, horário e local da castração, além de poder imprimir a ficha de agendamento. O documento, que deve ser apresentado no dia do procedimento, impresso e assinado, contém orientações sobre o jejum obrigatório do animal. O não cumprimento das instruções implica no cancelamento do atendimento.
Não serão atendidos tutores que comparecerem fora do dia agendado, nem animais que não apresentarem boas condições de saúde. Será permitida a presença de apenas uma pessoa maior de 18 anos por animal, com capacidade para contê-lo. Menores de idade não poderão participar do atendimento.
Os gatos deverão ser transportados em caixas apropriadas e adequadas ao seu porte. Já os cães deverão estar com coleira, guia e focinheira. O responsável também deverá conhecer o histórico de saúde e de vida do animal para o atendimento.