Alunos da UNIP Alphaville produzem fitoterápicos para alívio de dores

Reprodução/Internet

A UNIP Alphaville, que detém uma área para plantação, percebeu a importância de implementar uma ação desse tipo. O Projeto Horta consiste no plantio de ervas para a produção de emplastros e infusões voltados, inicialmente, aos colaboradores do campus e, futuramente, à comunidade de Santana de Parnaíba (SP).

Em 2024, os alunos de Medicina e de Nutrição iniciaram o plantio. A vida brotou em fevereiro de 2025, culminando em três dias de colheitas de arnica, hortelã, boldo, guaco, capim-santo e alecrim, consistindo no primeiro passo para o preparo das fórmulas para abordagem terapêutica.

A líder do curso de Medicina, professora doutora Patrícia Alfredo, explica que, após o plantio, o processo de preparação da planta consistiu em retirar as folhas atípicas e de outras espécies, fragmentos de insetos, partes parasitadas e outros contaminantes para, em seguida, serem devidamente higienizadas, secas e transferidas para as estufas presentes nos laboratórios multidisciplinares do campus. As estufas fornecem renovação de ar e desidratadores em camadas finas sob temperatura de 35º C para flores e folhas, até que estejam completamente desidratadas. Por fim, as plantas foram embaladas e armazenadas em local limpo, fresco e ao abrigo de luz, para maceração, decocção e infusão.

“No dia 25 de março, foram iniciadas as sessões de exercícios de Fisioterapia e aplicação dos emplastos em 20 funcionários, com uma frequência de três vezes por semana. Todos os alunos participaram e continuarão a participar do projeto, cada qual em sua devida área. Os alunos do curso de Medicina, por exemplo, estão aproveitando seus intervalos para aprenderem com os professores envolvidos no estudo, como um tratamento multi e interdisciplinar, visando à melhora integral dos pacientes. Escutam relatos sobre como vêm sendo as evoluções nesse período e suas expectativas de melhorias”, completa o médico e diretor do curso de Medicina da UNIP Alphaville, professor doutor Fábio Ancona Lopez.