Agentes de trânsito e GCMs de Barueri concluem Curso

Divulgação

Nos dias 29 e 30 de junho, agentes de trânsito e guardas civis municipais participaram do workshop “Capacitação e Gestão de Resultados” no Centro de Eventos de Barueri por iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), como parte de um Programa de Formação Continuada.

“O Programa elaborado por mim e pela psicopedagoga Lucélia Lino de Alencar, da Escola Superior de Segurança Pública, teve 24 horas/aula divididas em oito módulos abordando ‘Planejamento’, ‘Ferramentas de Qualidade’, ‘Diagrama Causa e Efeito’, ‘Metodologia de Gerenciamento’ etc.”, lembra o major Luiz Humberto Caparroz, chefe de gabinete de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da  SSUDS.

Rinaldo de Albuquerque Pereira, secretário de Segurança Urbana e Defesa Social, explica o objetivo. “Dentro de uma perspectiva de formação continuada, o objetivo principal foi promover um processo constante e permanente de aperfeiçoamento e troca de conhecimentos. Dessa forma, todos os servidores poderão compartilhar dos mesmos saberes e aplicá-los em suas obrigações diárias“, afirma.

Palestrantes
Um dos palestrantes foi José Elias do Nascimento, auditor da Fundação Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP). Ele desmistificou as questões da atuação dos profissionais da sua área e elencou os principais atributos de uma auditoria imparcial: integridade, apresentação justa, cuidado profissional, independência e confidencialidade, entre outros.

O coronel PM Renato Aldarvis, por sua vez, deixou bem claro que a gestão do aparelhamento que as forças de segurança já possuem é a melhor maneira de se atingir melhores resultados e caminhar no sentido de conseguir melhorar a qualidade de vida da população, objetivo maior da administração pública.

Aldarvis, que foi um dos responsáveis pela implantação da gestão de qualidade na Polícia Militar do Estado de São Paulo, ressaltou que a sociedade vive uma “síndrome de insegurança pública” e que essa questão não é da Polícia, e sim do Estado. “Gestão é sinônimo de resultados” e “Gestão é o elixir da longa vida da administração pública” foram duas de suas frases mais destacadas.

Bruno Henrique Santos, secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos, se orgulhou de dizer que São José dos Campos é o primeiro município das Américas com certificação da ABNT em Inteligência, Resiliência e Sustentabilidade graças às mil câmeras de monitoramento, à doação de oito viaturas para a Polícia Militar e à integração de informações com as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária.

“Tivemos que superar muitas barreiras, inclusive quando implantamos uma frota 100% elétrica. Hoje somos modelo de segurança. Muitas autoridades nos visitam e fazemos parte até do roteiro turístico da cidade. Isso reduziu a criminalidade e atraiu mais empresários”, revela.

No total, 88 guardas e 33 agentes de trânsito receberam certificados. Já está programado um novo curso de formação continuada no período de 6 a 28 de julho  com os temas “Educação Financeira” e “Alimentação Saudável”.