Você sabia que a energia Yin Yang tem sua função no empreendedorismo? O conceito dessa energia, que é originado na filosofia chinesa, pode ser aplicado de maneira interessante no contexto do empreendedorismo. Mas, você sabe o que isso significa?
Yin representa a energia feminina, passiva e receptiva, enquanto Yang simboliza a energia masculina, ativa e assertiva. No empreendedorismo, precisamos equilibrar em nós mulheres essas energias para alcançarmos o sucesso nos negócios.
Esse é um ponto que sempre busco destacar na Imersão Gestão Lucrativa, uma imersão para mulheres que buscam lucro e felicidade! Durante nosso aprendizado, abordo com mulheres empreendedoras como podemos nos apossar dessa energia a nosso favor.
Quais são as características de cada um? Yin possui características como paciência, intuição e flexibilidade. Essas qualidades te permitem se adaptar a mudanças, ouvir clientes e parceiros, e lidar com desafios de forma eficaz. Já a energia Yang é essencial na tomada de decisões e assertividade por oportunidades.
Para integrar as energias Yin e Yang no ambiente de trabalho, considere as seguintes práticas:
Cultivar a Comunicação Aberta:
Yin: Estimule um ambiente de escuta atenta e receptividade. Yang: Incentive a comunicação assertiva para expressar ideias e tomar decisões.
Flexibilidade e Estrutura:
Yin: Ofereça flexibilidade nos horários e abordagens de trabalho. Yang: Estabeleça estruturas claras para metas e prazos.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional:
Yin: Apoie o desenvolvimento pessoal, incentivando a autenticidade e equilíbrio. Yang: Ofereça oportunidades de crescimento profissional e desafios para promover a eficiência.
Colaboração e Competição:
Yin: Fomente a colaboração e trabalho em equipe. Yang: Reconheça a importância da competição saudável para impulsionar a inovação.
Gestão do Tempo:
Yin: Promova momentos de pausa e reflexão para evitar o esgotamento. Yang: Defina prioridades e promova eficiência para otimizar o tempo.
Liderança Balanceada:
Yin: Desenvolva líderes que inspirem confiança e empatia. Yang: Encoraje a liderança proativa e decisiva quando necessário.
Incentivo à Criatividade e Execução:
Yin: Crie espaço para brainstorming e pensamento criativo. Yang: Execute planos de ação de maneira eficiente e decisiva.
Reconhecimento e Desafios:
Yin: Celebre conquistas e reconheça esforços individuais. Yang: Apresenta desafios estimulantes para manter a motivação e o progresso.
Junto com meu time da EBEM (Escola Brasileira de Empreendedorismo) essas práticas fazem parte do nosso ambiente de trabalho e a equipe entende que cada um possui sua característica e assim se coexistir juntos de maneira fluída. Adaptar-se às necessidades específicas da equipe e promover uma cultura que valoriza tanto a receptividade quanto a ação é essencial para integrar efetivamente as energias Yin e Yang no ambiente de trabalho.
Vamos juntas?
Tatyane Luncah – @tatyaneluncah
CEO EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo, e mentora de empresárias