1ª edição do Invest Alagoas reúne empresários e investidores em São Paulo

Reprodução/Internet

Na última quinta-feira (13), aconteceu a 1ª edição do Invest Alagoas no 033 Rooftop, em São Paulo, reunindo cerca de 250 convidados, entre eles 150 investidores. O evento foi uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas para apresentar os recentes avanços econômicos e sociais conquistados pelo estado, além de destacar potenciais oportunidades para novos negócios. O Invest Alagoas contou com a participação de Bárbara Braga, Secretária do Turismo de Alagoas, que atualizou o público das diversas atividades que tornam o estado um destino turístico definitivo.

O evento contou com a presença do governador do Estado, Paulo Dantas, e do atual ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho, além de três painéis com empresários e participantes de áreas como comércio, energia, tecnologia e turismo. Dantas e Renan Filho abriram as falas da noite, destacando em seus discursos os principais pontos que têm feito de Alagoas um polo atrativo para novos e prósperos negócios.

O governador Paulo Dantas destacou, entre as conquistas de infraestrutura do estado, a construção do Aeroporto de Maragogi, importante destino do turismo brasileiro localizado a cerca de 120 km de Maceió e conhecido por suas piscinas naturais. Segundo ele, o primeiro trecho será entregue ainda em 2024 e a operação total se dará em 2025.

Empreendedoras brasileiras no palco do Cannes Lions 2024

Reprodução/Internet

A apresentação intitulada How to: Blend ESG into Your Creative Equation (Como integrar ESG na equação criativa, em tradução livre), é uma provocação criativa onde forças divergentes — regeneração e lucro — se potencializam, convidando a plateia, profissionais de criação, estrategistas e executivos, a desafiar o status quo utilizando o ESG (ambiental, social e governança) como um território estratégico-criativo para marcas e negócios.

Dilma Campos, CEO da Nossa Praia, Head de ESG na B & Partners.co e jurada no Cannes Lions Festival em 2022 e 2023; Erlana Castro, Fundadora e Líder da Comunidade Criativa e Think Tank #ESGpraJÁ, Professora Convidada na Fundação Dom Cabral; Paula Trabulsi, Cineasta, Designer Multinarrativas, Conselheira nas áreas de Cultura, Entretenimento e ESG, e Fundadora da ASAS.BR.COM- Coletivo Internacional de Inteligência Criativa.

Três lideranças da comunicação no Brasil, se reuniram e propuseram aos curadores uma apresentação provocativa e original para o Cannes Lions International Festival of Creativity 2024, o mais importante evento de criatividade do mundo, este ano celebrando 71 anos e prometendo ser a maior edição da sua história.

A curadoria foi do eixo Talent and Cultures (Talentos e Culturas), focada nas pessoas e práticas por trás de organizações criativas que prosperam.

Erlana, Dilma e Paula, junto com a comunidade #ESGpraJÁ, desenvolveram uma ferramenta estratégica open source (código aberto) e em Cannes, discorrem sobre a compreensão dos mecanismos de mudança em jogo, o ESG como território criativo, a capacidade de conectar ideias aparentemente díspares, reunir insights, criar sentido e acelerar a jornada de transformação do negócio através desse novo framework: o Business Model (RE)Generation Canvas.

“O Business Model Canvas (BMC) original – de autoria do Alex Osterwalder e demais coautores – está entre as ferramentas criativas mais usadas no ambiente de negócios. Ao invés de criarmos um framework novo, hackeamos o mais familiar, para que as comunidades de startups, scaleups, inovação, estratégia, marketing e criatividade incorporem essas novas provocações, rapidamente”, explica Dilma Campos.

Erlana Castro reitera e diz o que será apresentado: “Nós gostamos de distinguir que não produzimos conteúdo, produzimos conhecimento. Somos um Think Tank numa comunidade de prática experiente e com muita casuística. Tudo que fazemos é open source, pois o propósito do #ESGpraJÁ é – literalmente – aprender a ler para ensinar os camaradas – como diria Maria Bethânia”. “Temas complexos precisam de respostas complexas traduzidas em linguagem objetiva, simples e sexy. Embarcamos no desafio de narrar sobre esses dois territórios – lucro e regeneração – vistos normalmente como excludentes, mas que, depois da soma de inúmeras mentes e mais de 200 horas de sinapses, viraram convergentes!”, finaliza Paula Trabulsi.

A extensa programação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions apresentará mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes de todo o espectro da criatividade, incluindo Deepak Chopra, Google, Guiness, Jay Shetty, Queen Latifah e Marc Pritchard. O Festival acontece de 17 a 21 de junho, em Cannes, na França e o painel How to: Blend ESG into Your Creative Equation, de Dilma Campos, Erlana Castro e Paula Trabulsi, acontece no dia 18 de junho, das 12h45 às 13h15 (CET), no Atelier, Rotonde.

Fonte: Blog Splash Amaury Junior