Você tem um autoemprego ou é escrava da sua empresa?

Imagem Ilustrativa

Existem empresárias que vivem em função da empresa, não conseguem tirar sequer miniférias de 3 ou 4 dias porque a empresa não sobrevive se ela não estiver por lá ou porque efetivamente não têm dinheiro para isso. Por outro lado, existem empresárias que têm liberdade de escolha. Escolhem ficar na empresa ou não, são capazes de comandar seu negócio à distância com um time engajado e comprometido. 

Eu não tenho certeza em qual lado você está, mas se você está se sentindo cansada, sobrecarregada, sente que sua empresa não funciona se você não estiver por lá: saiba que isso pode mudar.

O fato é que muitas empresárias têm um “autoemprego”, ou seja, criou uma empresa para se autoempregar, com a principal função de gerar sua renda mensal. Essas empresárias se colocam em papel operacional e a empresa só funciona se ela estiver lá. É uma maneira limitada de empreender. 

Essa é uma estação necessária, em que praticamente todos nós empresárias passamos, mas não pode ser o lugar onde você se fixa. O problema é que muitos param nesta estação e ficam ali para sempre, porque é ali que muitas vezes experimentam o conforto financeiro pela primeira vez. 

Você deve estar perguntando, então o que eu devo fazer? 

Como faço para mudar esse cenário? 

Tirar essa sobrecarga de mim? 

A verdade é que quanto mais envolvida em atividades operacionais você estiver, mais limitada para pensar estrategicamente você estará. E quanto mais tempo você tiver para pensar estrategicamente, mais sua empresa vai crescer. Essa é a matemática que você precisa entender. 

Até 2007 eu vivia uma rotina operacional na minha empresa. Eu acreditava que ninguém faria tão bem quanto eu. Acreditava que ninguém poderia ter acesso à planilha de folha de pagamento, eu sofria com o fato de ter que conferir controle de ponto e fechar relatórios todos os meses. 

Foi quando eu estava me sentindo exausta, cansada, desmotivada e eu decidi que algo precisava mudar e dei um basta nisso. Eu vivia muito insatisfeita com minha rotina e com os resultados. Percebi que eu era a auxiliar administrativa mais cara da redondeza. Eu precisei romper com minhas crenças e limitações mentais e vou confessar, que foi a melhor coisa que eu fiz. 

Para você deixar o autoemprego e construir uma empresa que te permite prosperar e deixar pra trás a sobrecarga. Entenda de uma vez por todas, que o crescimento do seu negócio vai começar a partir do momento que você implementar processos. 

Imagem Ilustrativa

E eu vou te explicar agora como fazer isso: 

  • Faça a ferramenta de seleção de rotina. Nesta ferramenta você vai descreva sua rotina de uma forma especial para ter clareza das funções que estão ocupando seu dia, o que pode ser delegado, o que está sendo uma distração, quais são as urgências, o que está te segurando no autoemprego e limitando o crescimento da sua empresa. 
  • Identifique as atividades que PRECISAM ser feitas na sua empresa. Faça uma lista e depois separe por categorias, por exemplo: vendas, financeiro, pessoas marketing e operações. 
  • Identifique as atividades que tomam mais do seu tempo ou sugam suas energias ou aquelas que você não tem competência técnica para fazer. 
  • Identifique quem/que tipo de empresa terceirizada, profissional CLT ou freelance pode fazer aquilo por você. 
  • Liste o que você precisa que seja feito, em detalhes. Se for alguém interno, um funcionário, faça um passo a passo do COMO FAZER aquela atividade. 
  • Distribua as funções de cada categoria 
  • Busque quem possa assumir essas funções  
  • Delegue e cobre RESULTADO 
  • Engaje seu time

Delegar funções será o ponto chave para que você tenha tempo e espaço mental para pensar estrategicamente no crescimento da sua empresa.  

Então o desafio é iniciar hoje a migração do operacional para o tático e então o estratégico. São passos gradativos, uma construção. 

 E eu confio em você.

Sucesso Sempre,

Para saber mais, me siga nas redes sociais @tatyaneLuncah

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )