Você está preparado para o live commerce na sua empresa em 2021?

"Com a pandemia, o marketing e a publicidade se tornaram os olhos, as pernas e os braços dos negócios, além da alma"

Ilustrativa

Chegamos ao fim de 2020 e iniciamos a preparação das nossas listas de desejos para o próximo ano.

Entretanto, pela primeira vez na história, todas as pessoas têm algo em comum nessa lista: a roupa que comprávamos apenas se pudéssemos experimentar foi substituída pela fita métrica em casa e instruções de medidas do site da loja; a comida que comíamos somente no restaurante, começou a ser feita em casa e nos arriscamos, muitos pela primeira vez, a comprar itens para a preparação dessas receitas, nunca antes comprados; os pedidos de delivery explodiram, desde a mercados de bairro a restaurantes. O delivery está em alta.

O fato é que, com a mudança no consumo, pequenas, médias e grandes empresas precisaram se adaptar e “correr contra o tempo” para entregar os seus serviços/ produtos de forma online. O que antes era considerado como nova mídia – e/ou termos em inglês que um dia seriam aplicados – tornaram-se emergenciais para a sobrevivência dos negócios.

O live commerce, live blogging e OTT- tinham foros de discussões segmentados para as equipes de marketing das empresas. Com a pandemia, o marketing e a publicidade se tornaram os olhos, as pernas e os braços dos negócios, além da alma. Afinal, a plataforma de vendas e comunicação com o usuário se tornou uma só: a internet. Assim, a valorização do setor de publicidade e marketing teve um “boom” nunca antes visto na história. As buscas pelo termo “marketing digital” aumentaram no Google 53% em maio, comparado ao mesmo mês em 2019; o setor varejista mundial cresceu 209% em seu e-commerce, em comparação com abril de 2019 (dado da ACI Worldwide). O PIB brasileiro cresceu 7.7% em outubro, o que mostra uma retomada significativa da economia.

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Live commerce
Nossos colaboradores que não lidavam com marketing digital e o mundo publicitário precisaram começar a entender sobre as novas mídias e como aplicá-las em 2020.

O live commerce é a venda de um produto/serviço por meio de uma live, ou seja, a venda ocorre em tempo real e você vê o resultado imediato de suas vendas. Parece algo simples, mas o que mais se erra nessa estratégia de marketing é não ter o objetivo claro para realizar a live commerce. A interação ao vivo e a compra em uma única ferramenta ainda são um desafio no Brasil. Muitas empresas fazem a interação no Instagram/Facebook, apresentam os seus produtos, criam engajamento com o público por meio de um bom apresentador, investem em cenário, mas a venda só pode ser concluída no site da empresa. Leva o usuário a ter de usar outra ferramenta para a conclusão da venda. Logo, para fazer uso dessa estratégia é necessário investir. Esse investimento deve ser feito em: tecnologia para integrar venda e apresentação do produto na mesma plataforma; boa câmera; iluminação; e claro, ter o objetivo de vendas adequado ao seu público.

Live blogging
Já a live blogging é algo feito pelas TVs tradicionais, por exemplo. Nada mais é que o acompanhamento, em tempo real, de um evento, episódio, lançamento de um produto. É a entrega da atualização de um acontecimento para um público que tenha interesse naquele assunto. Logo, a live blogging exige planejamento. Você, como gestor de empresa, precisa saber quais eventos fazem sentido ao seu público, em qual assunto do momento vale se posicionar para engajar o seu consumidor, e sobre qual assunto não vale a pena opinar. Ou seja, estamos falando de uma ferramenta de marketing que exige muita cautela no seu uso, e que também traz ganhos palpáveis às empresas. Para facilitar sua operação, existem outras ferramentas: Twitter, live blog, 24live blog são algumas delas.

Live, VOD ou OTT
Por último, produzindo os seus vídeos que podem ser no formato de live (transmissão ao vivo pela Internet) ou VOD (vídeo gravado antes de ir ao ar). O OTT, assim como a live commerce e live blogging, também necessita de um objetivo em curto, médio e longo prazo para produzi-lo.

Por falar em objetivos, que tal você incluir na sua lista de desejos para 2021 divulgar o seu negócio, tirar do papel o marketing digital para a sua empresa? Pesquise, busque, e escolha uma boa agência de comunicação para ajudá-lo nesse processo de publicidade, e bons parceiros para crescer o digital na sua empresa.

Que venham boas iniciativas no novo ano, e que, além da vacina, surjam melhores estratégias e vendas no digital para todos nós!

Viva 2021!

Já está indo embora :´(
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