Vivendo Intensamente

Reprodução/Internet

Certo dia eu ouvi um terapeuta chamado Prem Milan falar sobre a construção de uma bomba atômica. Não sei se ele conhece bem o assunto, mas certamente sabe muito sobre gente. Ele disse: 

É muito simples construir uma bomba atômica. Você precisa apenas de 4 quilos de urânio enriquecido. Sabe o que é urânio enriquecido? É um tipo de urânio com um elétron especial que tem mais energia do que o normal. Pois bem, é preciso ter 4 quilos de urânio. Se você tiver 3 quilos e 999 gramas, não será possível fazer uma bomba atômica. Mas, quando você coloca 1 grama extra, a coisa explode! 

Ele me fez pensar nas inúmeras pessoas que se esquecem desse grama extra. Você já parou para refletir sobre as coisas que não deram certo em sua vida porque não usou a quantidade adequada de energia? Você até se esforçou, mas não chegou aos 4 quilos. Parou um pouquinho antes do que seria necessário para fazer a coisa acontecer… 

Talvez você tenha esquecido que precisava de uma energia especial e aplicou apenas uma energia comum. Mas, se não for urânio enriquecido, não adianta, a bomba não vai explodir! 

Existem, por exemplo, atletas que treinam muito, mas não conseguem a tão esperada vitória. No fundo, o que prejudicou a performance deles foi o fato de que nunca entraram com intensidade total nos treinos nem nas competições. Eles poderiam até treinar menos tempo se tivessem empregado uma energia especial, mas apenas se exercitaram horas a fio sem dar o máximo! 

Há estudantes que se preparam para as provas, mas as notas não reproduzem o esforço. É que não deram essa energia especial na hora de estudar e, pior ainda, não tiveram uma atitude tudo ou nada no momento da prova. É lógico que não podemos generalizar e dizer que o estudante não passou porque não se dedicou, mas é sempre bom verificar se a energia aplicada foi adequada. 

Penso também nos pais que passam boa parte de seu tempo com os filhos, até brincam com eles, mas não se entregam de verdade a esses momentos e não possibilitam que o amor floresça. 

É por isso que a vida de tantas pessoas fracassa apesar de muita luta. Elas desperdiçam as oportunidades simplesmente porque são preguiçosas. Perdem os passarinhos da vida porque não percebem que, para colher os frutos de nosso esforço, precisamos nos dedicar para valer! Elas não sacaram que os resultados aparecem quando entramos com tudo no que fazemos e quando agimos com paixão. 

Essas pessoas desistem um pouquinho antes do que deveriam, investem 1 grama a menos do que seria necessário para fazer a bomba explodir. E o resultado costuma ser tão ruim que parece que não fizeram nada para que seus sonhos se realizassem. 

Faltou, no entanto, só 1 grama de energia para curtir o amor do filho, faltou só um pouco mais de ousadia para conquistar o companheiro ou a companheira desejada, para lançar o livro engavetado, para obter a bolsa de estudo, para ganhar a causa no julgamento, para fechar o negócio, para ter paz de espírito… 

O que isso nos mostra? Bem, fica claro que, quando nos dedicamos a um projeto, precisamos nos entregar de maneira completa. A entrega tem de ser total, senão a vida não acontece! Não desista enquanto você ainda for capaz de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. 

Quem se dedica “mais ou menos” ao alcance de seus objetivos acaba obtendo resultados medíocres. 

Quantas pessoas vivem uma série de relacionamentos afetivos e de repente, ao olhar para trás, se dão conta de que nunca criaram nada significativo? 

Mais uma vez, o problema não está nos outros, e sim na intensidade com que essas pessoas mergulharam em suas relações. 

As pessoas que amam “mais ou menos” certamente acabam na solidão! 

Um grama a mais de urânio enriquecido e tudo seria diferente… 

Um grama a mais de intensidade e teriam saboreado o resultado de sua dedicação…

Matérias mais recentes
Matérias mais antigas
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )