Sua vida profissional te traz stress?

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Muita gente não sabe, mas uma comunicação falha pode ser o principal vilão de um bom ambiente de trabalho e gerar muito estresse. 

Eu estava estudando sobre comunicação e li um artigo científico muito interessante no The Economist. Nesse artigo eles falam sobre as barreiras da comunicação no ambiente de trabalho. E dentre tudo o que eu li, o que mais me chamou a atenção nesse artigo foi que mais de 50% das pessoas entrevistadas na pesquisa relatam perder algumas horas da semana resolvendo problemas causados por falhas na comunicação, causadas principalmente pela dificuldade de entender estilos diferentes de comunicação. 

As últimas décadas nos trouxeram muitas ferramentas de comunicação, nunca tivemos tantas formas e meios como agora e isso nos possibilitou o desenvolvimento de ambientes mais colaborativos e transparentes dentro das empresas, dando mais voz aos funcionários. Mas isso também pode resultar, se não for muito bem administrado, em novos jeitos de falharmos e nos atrapalharmos na comunicação. 

Durante a pandemia muitas empresas migraram de supetão para o home-work e quantos relatos de: de uma reunião que não tinha objetivo que podia ser um e-mail ou um e-mail que ficou mal explicado que deveria ser Call?

O problema na comunicação não está nas ferramentas tecnológicas. Essa é uma falha humana antiga, muita gente não entende como a comunicação funciona, isso é a causa de todos esses problemas. 

Se a pessoa não entende a subjetividade do comunicar e nem sabe como ler as pessoas para assim ser capaz de se expressar de forma correta, como ela vai ser capaz de decidir qual o momento certo de fazer uma Call, se deve ser mais assertivo ou cauteloso em um e-mail?

As consequências mais comuns são o aumento do estresse no trabalho, atrasos e fracassos em projetos e queda na moral do profissional como indivíduo. Os que relatam ser mais afetados por isso são os gerentes de média hierarquia, e isso faz sentido, afinal eles fazem a ponte entre executivos seniores e funcionários juniores, ambos com diferentes abordagens de comunicação. 

Nós estamos em 2021 e ainda tem muita gente que acredita que não precisa investir na sua comunicação. Essa pesquisa prova a importância de saber se comunicar, o quanto volume de estresse você traz para si ao não ter essa habilidade bem desenvolvida. 

Mais uma vez foi provado que saber se comunicar é a chave para o sucesso em todos os aspectos da vida, e não devemos continuar deixando o desenvolvimento dessa habilidade para depois. 

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