Qual a uva do vinho Romanée-Conti?

Reprodução/Internet

Pino noir com o valor de $ 558.000,00 (dólares americanos) foi o preço pago em 2018 pela garrafa de vinho mais cara de todos os tempos. Era um Romanée-Conti de 1945, apenas uma das 600 garrafas produzidas.

Para quem gosta de vinho, a Pinot Noir tem um significado especial. Assim que um entusiasta ouve Pinot Noir pronunciado, a mente voa imediatamente para os lendários vinhos da Borgonha; difícil igualar a delicadeza, elegância, equilíbrio e maravilha dos vinhos desta região.

Graças a esta aura lendária, o Pinot Noir é também um dos vinhos tintos mais conhecidos. É feito de variedades de uvas tintas que prosperam em um espectro estreito de climas mais frios. Também é notoriamente difícil de cultivar devido à sua delicadeza e ao grande cuidado necessário para atingir um resultado do nível compatível com sua fama. Quando bem feito, produz grandes vinhos de notável elegância, complexidade e longevidade.

O que é Pinot Noir?

A Pinot Noir é uma uva para vinho da espécie Vitis vinifera que vem da França. É uma das uvas mais antigas da França, cultivada há mais de um século pelos monges na região da Borgonha. Sem sombra de dúvida, é certamente o vinhedo mais famoso da Borgonha. Devido à sua popularidade e dificuldade em cultivá-lo, é também um dos vinhos mais caros do mercado.

Origem do nome Pinot Noir?

A forma do cacho de uva (pinha/pinot) e a cor das frutas dessa variedade (preta/noir). 

De onde vem o Pinot Noir?

Se as origens desta uva antiga não são totalmente conhecidas, a Borgonha tem sido a pátria espiritual da Pinot Noir.Alguns dos melhores vinhos monovarietais do mundo são produzidos nesta área. Graças à fama e ao aumento dos preços dos vinhos da Borgonha, muitos vinicultores de todo o mundo tentaram imitar o sucesso da região francesa. Isso levou a plantações de Pinot Noir em outras partes da Europa e do Novo Mundo. Não é por acaso que hoje a Pinot Noir é considerada uma variedade “internacional”.

No entanto, o Pinot Noir é melhor expresso em climas mais frios, pois sua acidez, delicadeza e finesse tendem a enfraquecer visivelmente em climas mais quentes. 

Qual é o sabor do Pinot Noir?

Dar uma definição genérica é sempre muito simplista, dada a especificidade deste grande vinho.

De maneira geral podemos dizer que a Pinot Noir é tipicamente seca, de corpo médio-leve, com acidez viva, taninos sedosos e álcool variando entre 12-15%. Possui sabores complexos que vão desde cereja, framboesa, cogumelo e couro até baunilha e especiarias quando envelhecido em barricas de carvalho francês. O sabor do vinho Pinot Noir varia de acordo com o clima e o estilo do produtor. Climas mais frios produzem Pinot Noir mais delicados e leves. Climas mais quentes produzem Pinot Noir mais maduros e encorpados com maior teor alcoólico.

Como devo servir Pinot Noir?

Pinot Noir tem uma temperatura ideal de serviço de 16-18°. A temperatura de serviço é muito importante, especialmente para Pinot Noir. Uma temperatura muito baixa não revelaria adequadamente todas as maravilhosas nuances olfativas deste soberbo vinho. O mesmo vale se a temperatura estiver muito alta!

Importante lembrar que a Pinot Noir quando vinificada “em branco” (sem as suas cascas), é a alma do Champagne, que dá corpo e com muita acidez ao famoso espumante francês. 

Não perca a próxima matéria onde falaremos exclusivamente deste produtor que é um dos mais renomados da Borgonha o lendário Domaine dela Romanée-Conti.

Maurício CostaMaster sommelier

Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )