Por que algumas pessoas fracassam miseravelmente quando se tornam chefes

Reprodução/Internet

Você já deve ter conhecido, em sua vida profissional, alguém que realmente fazia seu trabalho com excelência e a partir do momento que foi promovido se tornou um profissional extremamente difícil de se lidar. Isso nem sempre é causado pelo acesso ao poder, como muitas pessoas imaginam que seja, essa é na verdade a expressão da inteligência emocional que não foi lapidada antes da promoção.

Por isso, gosto de demonstrar o quanto as habilidades de um líder precisam ser aperfeiçoadas, não adianta apenas promover um funcionário bom para que ele se torne um líder, na maioria das vezes é necessário a experiência com pessoas.

Eu mesmo já passei por situações que me exigiram muito mais habilidades de líder do que conhecimento profissional. Vou exemplificar com um acontecimento recente.

Em minha equipe uma pessoa cometeu um erro, ela simplesmente errou parte do que ela tinha que fazer naquela tarefa. Mas eu sabia que ela se comprometeu e se esforçou muito para essa entrega, além disso ela estava ali à beira de um colapso. Por conseguir ler essa situação fiz questão de elogiar o que foi feito, fui sincero em dizer que gostei do trabalho e estava feliz em poder ver algo que ela tinha feito. 

Não precisei mentir pois elogiei o fato dela ter se esforçado para concluir a tarefa. Isso tirou um peso gigantesco das costas dela e percebi que ela estava se acalmando e foi voltando a se conectar comigo.

Nesse momento, a minha consideração estava sobre o esforço dela e por mais que tenha havido um erro, reforçar isso só tornaria a situação insustentável. A minha habilidade de ler as pessoas me fez compreender o que se passava na hora e com isso criei uma comunicação de qualidade. 

Quando se cria uma conexão de comunicação de qualidade a transformação realmente acontece.

Essa habilidade é muito observada em palestrantes profissionais. A parte essencial para que você se comunique com qualidade e gere uma transformação é considerar o outro, o momento em que o outro está passando, juntamente com emoções, medos e anseios. Dessa forma a sua comunicação será muito mais assertiva e efetiva.

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