Pedro Loos – Ciência todo dia

Com ele, ficou fácil entender ciência

Foto: Divulgação

Física quântica, multiverso, antimáteria… Nomes que, para muitos, soam como um enigma. Mas não para o físico Pedro Loos. Em 2012, ele criou o canal Ciência Todo Dia, com o objetivo de levar conhecimento até às pessoas e mostrar que a ciência é uma coisa boa. A fórmula deu tão certo que, em setembro de 2019, o canal atingiu um milhão de inscritos. Hoje, soma 1,35 milhões de inscritos e seus vídeos (169 até o momento) passam de 450 milhões de visualizações.

Cérebro ativo
Apesar de ter mais facilidade em trabalhar com assuntos relacionados à física, o intuito de Pedro não é trazer apenas informações sobre esse segmento. Ele quer tornar acessível para seus seguidores informações e explicações sobre assuntos que podem ser abordados no cotidiano e mantenham seu cérebro sempre ativo.

“Escolho os tópicos muito aleatoriamente. Brota aquela ideia, e penso: por que não falar sobre isso? Então, anoto a ideia em um caderno, vou pesquisar e analisar se é interessante mesmo fazer um vídeo a respeito” diz.

Em fevereiro de 2019, Pedro e Greg de Souza (estudante de física e escritor no portal www.universoracionalista.org) lançaram o Sinapse, podcast oficial do Ciência Todo Dia. Os episódios exploram curiosidades, fatos interessantes (muitas vezes aleatórios) e discussões hipotéticas. O podcast foi eleito pela Apple como um dos melhores podcasts de 2019.

Nós estamos vivendo em um multiverso?
Será que estamos vivendo em uma realidade paralela? Será que existem mais Universos assim como o nosso? Quem sabe nós sejamos parte de um multiverso?

O paradoxo do teletransporte
Teletransportes até são legais na teoria, mas, na vida real, eles causariam alguns… paradoxos. A pessoa que entrasse em um teletransporte teria de ser morta para que um clone dela fosse criado na saída. E, mesmo que essas pessoas fossem idênticas, isso levaria à pergunta: elas são a mesma pessoa? Esse é o famoso Paradoxo de Teseu, que lida com problemas de identidade e o que, realmente, somos nós.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )