O que esperar do mercado imobiliário em 2022

Reprodução/Internet

O ano mal começou e já houve um aumento na taxa de juros para financiamento imobiliário. Mas sejamos realistas, as perspectivas continuam positivas apesar do aumento do custo financeiro.

O significativo aumento da taxa Selic, ocorrido pela alta na inflação, tem por objetivo reduzir a demanda e controlar a inflação. E aparentemente esta medida adotada pelo Banco Central está surtindo efeito. Os custos de obra que estavam subindo consideravelmente no primeiro semestre (aumento dos custos superior a 5% de maio a julho) desaceleraram significativamente no segundo semestre (o INCC do mês de dezembro foi o menor registrado em 2021). E isso traz consequências favoráveis não só para quem constrói, mas também para quem adquire imóvel na planta, visto que a correção do saldo devedor é indexada ao INCC.

Portanto, a desaceleração no INCC, e nos custos de obra, tende a compensar, ao menos de forma parcial, o aumento no custo financeiro. Além disso, a instabilidade que usualmente ocorre no mercado em anos de eleições presidenciais aparentemente tem tudo para ocorrer em 2022 e, como o histórico demonstra, em momentos instáveis investidores costumam alocar o capital em ativos mais fixos e estáveis, como imóveis.

Nossa leitura é que imóveis residenciais continuarão sendo valorizados, e que haverá uma demanda significativa por imóveis, especialmente por parte dos investidores. Além disso, a ausência de atividade imobiliária no primeiro semestre de 2020 começará a ser sentida em 2022, implicando em um volume menor de entregas de novas unidades e, portanto, menor oferta, o que tende a pressionar os preços dos imóveis. O aumento do valor dos imóveis e aumento das taxas de financiamento imobiliário provavelmente implicarão em uma demanda reduzida por compradores de primeiros imóveis ou imóveis econômicos.

Portanto, caso esteja em seus planos adquirir algum imóvel para uso ou investimento em 2022, nossa recomendação é que isso ocorra no início do ano de maneira a antecipar maiores altas de juros que ainda devem ocorrer, bem como evitar uma eventual instabilidade gerada pelas eleições.

Especificamente em Alphaville, empreendimentos especiais serão lançados em 2022. São projetos que já estão sendo desenvolvidos desde 2020 e o planejamento indica novidades significativas de produtos novos em regiões novas e regiões em crescimento. O que há em comum em todos esses empreendimentos? Todos são residenciais. Não devemos observar maior oferta de empreendimentos comerciais, até mesmo pela alta vacância em escritórios.

Nossa visão em relação à demanda em Alphaville continua positiva principalmente por possuir um valor de m² (lançamentos de apartamentos na ordem de R$ 10.000 -R$ 11.000,00) bastante inferior a regiões periféricas da capital ou outras regiões metropolitanas, com uma qualidade de vida vista por muitos como superior. Portanto, a tendência é que a região continue sendo demandada, até mesmo porque com a valorização do valor do m² na capital, os compradores de imóveis e inquilinos buscarão alternativas viáveis e Alphaville, não só pela qualidade de vida, mas também pelo crescente número de empresas sediadas na região, sem dúvida é uma alternativa interessante.

Ao tomar a sua decisão imobiliária em 2022, conte com a assessoria dos especialistas da Alpha Soluções. Temos a expertise necessária para orientá-lo com atendimento exclusivo e insights relevantes.

E feliz 2022!

Conte com a Alpha Soluções na contratação do seu financiamento imobiliário.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ALPHA SOLUÇÕES.
Av. Copacabana, 112 | Conjunto 1.707 a 1.709. Alphaville | Tel: (11) 94033-8382 /2970-1070 | contato@alphasolucoes.com | www.alphasolucoes.com

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )