O momento é de incerteza.
Voltamos para o “presencial”, mas assustados com notícias que nos ameaçam o tempo todo: o número de casos de COVID aumentam e diminuem sem uma lógica aparente, o que nos faz temer o retorno a um isolamento desafiador.
Por isso, nada mais recomendável do que fazermos um balanço de como foram os dois últimos anos das nossas vidas a fim de traçarmos possíveis rotas para um futuro que já se faz presente.
Algumas pessoas podem chegar à conclusão de que suas vidas realmente se transformaram para melhor e que, enfim, conseguiram conquistar o sucesso que tanto buscavam, seja na vida profissional, familiar ou afetiva.
Por outro lado, acredito que a grande maioria das pessoas viveram e estão vivendo o período mais desafiador de suas vidas e essa retomada de uma vida “normal”, ou “presencial”, tem trazido questionamentos internos que geram um verdadeiro caos dentro de nós.
Esse caos torna tudo mais confuso e corremos o risco de viver uma miséria diferente daquela estritamente vinculada a recursos materiais, mas sim, uma miséria afetiva que é ocasionada quando cometemos alguns erros na forma como enxergamos e lidamos com o mundo ao nosso redor.
Tais erros estão, por exemplo, em acreditar que para ter sucesso é preciso destruir a sua alegria de viver, ou seja, imaginar que o sucesso só está atrelado à sua vida profissional e que, para tê-lo, você precisa trabalhar de domingo a domingo, do nascer do sol à meia-noite e, assim, sequer ter tempo para sentir a alegria que é viver e usufruir desse sucesso; em ficar na dependência de outras pessoas para ser feliz quando o único responsável pela sua felicidade é você mesmo; em desistir quando aparecem os obstáculos no caminho das suas realizações, ou seja, não desenvolver uma mentalidade forte e determinada sobre você mesmo e o que você quer da sua vida, aonde você deseja chegar; ou até mesmo deixar o caos fazer parte da sua vida pessoal e profissional, se habituando com isso e não buscando alternativas, dentro e fora de você, para pôr ordem em tudo.
Você pode estar se perguntando: “Mas Roberto, como organizar esse caos que foi gerado na minha vida e sair dessa miséria afeitva?”
Comece por não esquecer que nós somos seres únicos e temos uma enorme capacidade, dentro de nós, para conquistarmos tudo que desejamos conquistar, inclusive de transformar a nossa realidade para melhor. Acreditar nisso, ter fé em si mesmo, é um passo muito importante para alcançarmos sucesso, felicidade, paz e até mesmo saúde. Esse é o poder infinito da fé e que todos nós temos.
E eu não tenho dúvida que você conseguirá organizar esse caos se buscar, dentro de você, os recursos necessários para isso. Você não precisa dar conta de tudo sozinho, mas se você buscar alternativas para o seu autodesenvolvimento, conseguirá muito mais do que imagina.
Portanto, tenha fé em você! Acredite em você e no poder da sua transformação agora, já, Now!!!