Marcelo Miranda: Proximidade com a região consolida Iguatemi Alphaville como o shopping do bairro

Divulgação

Neste mês, o Iguatemi Alphaville comemora dez anos, um período em que o empreendimento conquistou a maturidade e construiu a sua história próximo da comunidade e do entorno, por meio de ações de relacionamento, a permanente revitalização do mix de lojas e serviços e uma programação repleta de eventos e atrações para as famílias, que contribuíram para consolidar a sua posição de principal centro de compras, moda e lazer da região.

A Revista Viva Digital entrevistou Marcelo Miranda, Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Formado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, com especialização em Gestão Geral pela Harvard Business School, Miranda tem sua trajetória marcada pela atuação na gestão de negócios, estratégia de marketing e branding em empresas como Ambev, Sky Brasil e Mckinsey&Co. O executivo entrou na Iguatemi Empresa de Shopping Centers em 2015, como Diretor Comercial. 

De acordo com ele, o shopping terá neste ano uma série de ações comemorativas e a parceria com a Viva Digital contribuiu para estreitar o vínculo do Iguatemi Alphaville com o entorno. Acompanhe!

No decorrer dessa década a Revista Viva Digital promoveu grandes pré-estreias em parceria com o shopping e levou um público corporativo seleto ao polo gastronômico do Iguatemi Alphaville nos encontros de negócios. Qual a importância para o Shopping desse relacionamento com a comunidade?

Planejamos o Iguatemi Alphaville com o objetivo que fosse um ambiente agradável e funcional, de modo que o público local conseguisse não só resolver a vida, mas aproveitar os bons momentos também. Ao longo destes anos, além de construir uma relação de longo prazo, o shopping inovou na programação de eventos de lazer e entretenimento permanentes, nas atrações de bilheteria, em pré-estreias e sessões especiais, registrando a presença cativa do público e reforçando o seu papel como o ponto de encontro mais acolhedor e seguro das famílias no bairro.

Os eventos da Revista Viva Digital e as ações realizadas em conjunto sempre foram um sucesso e contribuíram para estreitar ainda mais a relação do shopping com moradores e o público corporativo do entorno, cativo dos jantares de negócios e que nossos restaurantes tiveram o enorme prazer de receber. 

E como está a programação especial para este ano em que o Iguatemi Alphaville completa uma década de atuação?

Estamos num cenário delicado e ainda atuando com algumas restrições para o bem-estar e proteção de todos. A programação de aniversário terá diferentes ações ao longo de 2021, com foco no ambiente digital.  No Instagram do shopping, na plataforma Iguatemi Daily teremos um conteúdo diverso voltado para Alphaville, sobre moda, lifestyle, beleza, bem-estar e entretenimento.  Os restaurantes e cafés do empreendimento estão preparando um menu exclusivo de aniversário, que serão divulgadas em breve. Além disso, uma ilustração criada pelo artista plástico Filipe Jardim, que retrata o Iguatemi Alphaville e arredores é uma homenagem do shopping para Alphaville.

A novidade neste ano será o evento Taste the Music. Na área externa do Iguatemi Alphaville, os participantes desfrutam da boa gastronomia do shopping em cabines exclusivas para até quatro pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança. Com vendas antecipadas, no cardápio haverá opções para brunch, almoço, happy hour e jantar. O evento ainda não tem data confirmada e seguirá todas as recomendações das autoridades competentes para operar.

Quais foram os serviços lançados que aproximaram e garantiram a segurança do público neste período de intensas mudanças que estamos vivenciando?

Falando sobre este período de mudanças, com a pandemia, tivemos que nos reinventar de uma maneira muito rápida e nos preocupamos em manter a proximidade com todos os nossos públicos, com o objetivo de trazer ao cliente a marca Iguatemi promovendo boas experiências, seja por meio de canais digitais de venda ou pelo próprio Iguatemi Daily, plataforma de conteúdo da rede que citamos anteriormente criada no ano passado. Por meio das lives realizadas no perfil do Instagram de alguns dos shoppings da rede, fazemos a curadoria de conteúdos de temas variados como: Wellness, Saúde, Família, Entretenimento, Gastronomia, Arte & Cultura e Beleza. Essa última foi uma das alternativas para que a gente conseguisse levar entretenimento e bem-estar, mesmo longe. 

Adotamos também o sistema de drive thru, onde os clientes podem comprar via WhatsApp e retirar no horário agendado sem sair do carro. É uma alternativa para ajudar os lojistas também neste momento. Esta é uma solução interessante, pois é uma opção para aqueles que ainda não se sentem seguros para circular ou que fazem parte do grupo de risco.

Nossos laços com os clientes ficaram ainda mais fortes quando expandimos o Iguatemi One para Alphaville, em março de 2020. O programa de relacionamento da Iguatemi inclui benefícios exclusivos, acumulando compras em todos os shoppings do grupo e garante 4 vezes mais pontuações ao realizarem compras pelo Iguatemi 365 também.

No físico, para garantir a segurança de todos, implementamos rígidos protocolos de proteção implementados pela indústria de shoppings, com o objetivo de preservar a saúde de todos e evitar aglomerações. Além do uso de máscaras e aferição de temperatura obrigatórios e dos procedimentos de limpeza e higienização utilizados nos grandes centros de saúde, disponibilizamos álcool em gel em diversos pontos do empreendimento e tomamos muito cuidado com o distanciamento social, ocupação máxima da capacidade do empreendimento de acordo com a orientação do decreto municipal, controle de acessos de clientes simultaneamente no interior das lojas e distanciamento físico entre as pessoas e as mesas da área de alimentação. 

E Como você prevê a retomada do varejo neste ano?

Iniciamos o ano de 2021 com esperança por conta do início da imunização no país contra a COVID-19 e em todo o mundo, mas sabemos que a pandemia ainda não acabou e entendemos que a retomada do varejo será um pouco mais lenta e gradual.  Fomos a primeira indústria que construiu protocolos muito bem desenhados, mostrando que era seguro as pessoas retornarem e, nesse período em que o mundo continua enfrentando o processo de transformação, nossa prioridade continua sendo o apoio aos lojistas, a aproximação com o público e o rigor nos protocolos de saúde. 

E, falando um pouco sobre o futuro do varejo, não acreditamos em nenhuma mudança radical de comportamento. As pessoas querem se encontrar, sociabilizar, faz parte do ser humano isso. É por isso que acredito que o on e off devem estar cada vez mais integrados. O momento atual exige cada vez mais por soluções inovadoras para atender as novas necessidades de todos. No caso da Iguatemi, estamos focados em melhorar cada vez mais a experiência omnichannel. Exemplo disso, expandimos nosso e-commerce, o Iguatemi 365, que possui a curadoria da marca Iguatemi, 24 horas por dia, durante os 365 dias no ano. Já são mais de 400 marcas nacionais e internacionais, sendo mais de 50 marcas exclusivas no país, e 18 mil produtos disponíveis de diversas categorias. A operação é conectada ao espaço físico dos shoppings e aproveita a estrutura das lojas, integrando os estoques e respeitando a precificação dos lojistas. Ter diversidade e flexibilidade é que deixará qualquer marca segura para continuar operando. 

Satisfação e segurança dos clientes em primeiro lugar

Divulgação

O Iguatemi Alphaville tem na gestão do dia a dia das operações o Gerente Geral Vinicius Molina, executivo que assumiu o posto há cerca de um ano, em um período desafiador, logo no início da pandemia. “Está sendo um período inusitado, mas a Iguatemi tem uma governança muito bem estruturada. Estamos acompanhando o cenário com muita atenção seguimos com foco no cuidado com as pessoas, confiando na ciência e acompanhando as determinações dos decretos Estaduais e Municipais. 

O importante é manter tudo funcionando da melhor maneira possível e atender aos clientes em absoluta segurança”, disse Molina.

Outro foco do executivo é ampliar continuamente as opções no empreendimento com marcas exclusivas e desejadas como a Dolce&Gabbana e a recente abertura de uma unidade do Oba Hortifruti que ampliou a comodidade e oferta de produtos saudáveis e selecionados para os visitantes. “Estamos felizes em poder celebrar uma década de atuação crescente com os laços que estabelecemos com a comunidade durante todos esses anos nos quais o Iguatemi Alphaville foi palco de grandes encontros e momentos de lazer, nas inúmeras atrações que promovemos”, finalizou Molina.

Matérias mais recentes
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )