Introdução alimentar: quais são os utensílios mais recomendados?

Ilustrativa

Chegou o tão aguardado momento: seu bebê vai começar a provar novos sabores, texturas e cheiros e, muito em breve, terá refeições como almoço e jantar. Esse processo não acontece da noite para o dia, e é exatamente por isso que existem diversos utensílios para introdução alimentar que acabam ajudando muito neste momento de transição, facilitando todo o trabalho.

Muitas pessoas acham bobagem, ou que não é tão importante, ter os utensílios ideais para essa fase da vida, mas a verdade é que eles auxiliam em muito todo esse novo ciclo no qual o bebê está inserido, que é a introdução alimentar. Neste artigo explicarei porque são importantes:

1) Cadeirão – Antes de iniciar a introdução alimentar, precisamos pensar no tipo de cadeirão que vamos comprar, e isso depende muito do espaço que temos para comportar um utensílio tão grande como este. Se você dispõe de um espaço amplo que comporte o cadeirão, sugiro aqueles que vão até o chão, com uma almofadinha na cadeira. Nele, os bebês ficarão algum tempo sentadinhos e com uma bandeja bem grande diante deles. E nunca se esqueçam de prendê-los com o cinto! Mas, se o espaço for pequeno, sugiro aqueles que podem ficar sobre a mesa ou os cadeirões que ficam em cima da cadeira dos papais. Quando o bebê demonstrar que está pronto, vá com ele até a loja de utensílios e coloque-o sentado em todos os cadeirões da loja para testar com qual ele se adapta melhor. Ele precisa estar bem seguro, com as costas, coxas e pés bem apoiados. A estabilidade postural fornece segurança dentro do assento, permite melhor coordenação mão-a-boca, melhor manipulação motora/tátil final dos alimentos e maior amplitude de movimentos da mandíbula para mastigação. Ajuda até mesmo no controle cervical. Posicionalmente adequado: qualquer marca serve, se seguir esses critérios de 90º costas\ 90ºcoxas\ 90ºpés. Posicionamento desfavorável: costas inclinadas e pés sem apoio.

2) Babadores – Babadores com bolsos grandes na frente são bem fáceis de limpar. O bolso auxilia bastante quando cai algum alimento, por isso geralmente vale a pena o investimento! Babadores com mangas são muito legais, principalmente se tem punhos para absorver o líquido quando o bebê explora o alimento.

3) Talheres – Prefira talheres que não sejam muito fundos; quanto mais rasos melhores. E talheres com curvatura são ótimos para facilitar à criança alimentar-se sozinha.

4) Pratos – Invista em pratinhos baixos, de preferência com uma ventosa. Não precisa ser um prato com divisórias, apenas deixe os alimentos separados no prato. Não inclua na sua lista de compras pratos altos com o fundo pequeno, pois os bebês terão dificuldade de observar o que está dentro do prato.

5)Copos – Copos com canudos podem ser inseridos desde o início da introdução alimentar, mas evite utilizar mamadeira.  Prefira os copos com alça grande, assim o bebê terá maior autonomia.

Al. Grajaú, 98, sl. 1007. Alphaville. Tel.: (11) 2970-1775/ 93414-9809 | @nutri.thalitacardoso | e-mail: nutri.thalitacardoso@gmail.com

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS