EBEM em Harvard: uma experiência de aprendizado única para empresárias

Reprodução/Internet

Levamos mulheres empresárias para uma das universidades mais prestigiadas do mundo com a EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino e liderando negociações com confiança e estratégia, vivenciamos uma experiência exclusiva em uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

Em outubro de 2024, tive a honra de acompanhar um grupo de empresárias brasileiras, alunas da EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino, em uma experiência única: um programa de negociação na prestigiada Universidade de Harvard, preparado especialmente para empresárias brasileiras. O principal objetivo desse curso, que participamos entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro, era proporcionar ferramentas práticas para enfrentar negociações complexas, superar desafios no ambiente corporativo e construir relações empresariais mais cooperativas e eficazes.

Inspirado no renomado Projeto de Negociação de Harvard, o programa foi criado pelo Professor Dr. Roger Fisher e sua equipe foram cuidadosamente desenhados para nos fornecer ferramentas práticas e avançadas para enfrentar negociações complexas e fortalecer nossos relacionamentos profissionais. 

Além de explorarmos tópicos como preparação estratégica para negociações e o manejo de situações com negociadores difíceis, um dos pontos altos foi entender como gerar mais valor em cada acordo, criando resultados vantajosos para todos os envolvidos. Aprender essas técnicas em um ambiente da dimensão de Harvard foi uma oportunidade transformadora, que ampliou nossa visão sobre o que significa negociar, de fato.

Entre as empresárias que participaram comigo e alunas da EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino, estavam Karina Sato, CEO da Sato Rahal, e Helen Moraes, CEO da Habita Reurb. Juntas, aproveitamos a oportunidade de expandir não só nossas habilidades de negociação, mas também nossos horizontes empresariais. Ter mulheres empreendedoras tão inspiradoras ao meu lado foi um privilégio e reforçou ainda mais o propósito da EBEM: abrir portas e criar oportunidades de crescimento e transformação para mulheres líderes.

Durante os dias de imersão em Harvard, ficou claro que o ambiente de negócios exige cada vez mais cooperação, inteligência emocional e adaptabilidade. No entanto, muitas de nós enfrentamos desafios que, por vezes, nos impedem de avançar, seja no cenário nacional ou internacional. Ao longo das sessões, percebi o quanto o foco em uma negociação estratégica e na construção de alianças sólidas pode mudar a trajetória de uma empresária. 

Um dos momentos mais enriquecedores foi constatar que muitas das estratégias e conceitos que discutimos em Harvard, como a cocriação e a colaboração, são pilares que já defendemos na EBEM. A Nova Era da Economia Feminina, um conceito que tenho abordado com frequência, estava ali presente nas práticas e lições de um dos maiores centros de excelência do mundo. Essa conexão entre teoria e prática foi reveladora, e eu saí de Harvard com uma visão renovada sobre como podemos continuar contribuindo com o sucesso e crescimento de mulheres e negócios por meio da educação e de experiências transformadoras.

A nossa jornada para Harvard foi também um marco para a EBEM. Ao proporcionar essa vivência internacional, reforçamos nosso compromisso em oferecer às mulheres empresárias a oportunidade de crescerem não só em conhecimento, mas também em confiança e capacidade de transformar seus negócios. Estamos criando caminhos que nos conectam globalmente, e a parceria com Harvard é um exemplo disso.

Voltei ao Brasil com uma sensação de missão cumprida e com novas ideias para aplicar no dia a dia da EBEM, com o objetivo de continuar lapidando a trajetória de mulheres empresárias. As lições aprendidas em Harvard não ficaram só em Boston. Elas serão compartilhadas com nossa comunidade, para que juntas possamos avançar, construir e transformar. E assim, seguimos nosso caminho, de mãos dadas, rumo a ter mais lucro e felicidade.

Com carinho,
Tatyane Luncah – @tatyaneluncah 
CEO da EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino e mentora de mulheres empresárias.

Matérias mais recentes
Matérias mais antigas