Diversidade nas empresas, você tem?

Diversidade é um trabalho de cada dia, em constante desenvolvimento. Os esforços de todos contribuem para formar uma cultura corporativa de acolhimento e empatia

Ilustrativa

Escolhi este tema porque faz todo o sentido para mim, aprofundar o conhecimento e aprender sobre o conceito da diversidade social e cultural em nossa sociedade.

A palavra diversidade deriva do latim diversitas, atis, e significa “variedade, alteração, mudança, diferença”.

A diversidade nas corporações é a inclusão de diversos perfis sociais, culturais e comportamentais, envolvendo diferenças de gênero, idade, raça, capacidade física e orientação sexual.

Ilustrativa

A proposta é acolher as diferenças e criar um ambiente inclusivo e empático. Diversidade cultural refere-se à existência de diferentes tradições, e é essa diversidade que nos enriquece culturalmente. É importante e válido que haja um questionamento sobre nossas próprias atitudes em relação às necessidades e dificuldades de diferentes culturas. Trata-se de uma questão de desenvolvimento humano, colocando em destaque os valores da liberdade, igualdade e justiça.

Ilustrativa

Ressalto que diversidade é um trabalho de cada dia, em constante desenvolvimento. Os esforços de todos contribuem para formar uma cultura corporativa de acolhimento e empatia. A diversidade está aí, para nos ensinar, para buscarmos uma evolução, e serve para extinguir o preconceito das diferenças existentes entre classes sociais, intolerância religiosa, homofobia, racismo, diferenças étnicas, deficiências, entre outros.

A ideia é criar uma cultura corporativa inclusiva, em que os profissionais possam ser quem são. Isso significa que as diferenças podem conviver, trabalhar juntas e cooperar, com respeito ao outro, de forma integral.

A experiência do colaborador é muito valorizada nesse processo. É necessário que todos, sejam eles pertencentes a minorias ou não, tenham igualdade de direitos e sejam valorizados em suas capacidades e potencialidades.

Ilustrativa

Hoje, as grandes empresas formam comitês, os departamentos de recursos humanos se preocupam na contratação, já que nosso país possui grande diversidade étnica, e nossa população é 56% negra. No entanto, onde eles estão, quando falamos de altos cargos na liderança?

Independentemente do tamanho de sua empresa, é importante ser inclusivo, vivenciar esse mundo dos diferentes com suas diferenças. Pensando nisso, nós, do Grupo Projeto e a Rachel Maia, nos unimos para essa grande transformação, por meio de palestras, consultorias e mentorias.

Contem conosco! Continuem nos acompanhando nas redes sociais: Instagram e Facebook @tatyaneluncah ou @grupoprojeto.

DICAS INSPIRADORAS POR TATYANE LUNCAH

https://www.youtube.com/channel/UCyV-x-KUXwetpm2pxFt2chQ

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )