Cozinhar com as crianças: por que é importante?

Reprodução/Internet

Nunca é tarde — ou cedo — para fazer seus filhos ajudarem na cozinha. Inclusive, essa tarefa pode ser bastante prazerosa e auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis nas crianças.

Embora exija tempo, paciência e um pouco de limpeza extra, especialmente quando as crianças são mais novas, os benefícios de ter a ajuda dos filhos no momento do preparo das refeições vale muito a pena.

É claro que tudo tem o momento certo e é preciso que a criança tenha condições de estar na cozinha, sem correr riscos, sendo possível procurar envolver os filhos no processo de preparação dos alimentos, vocês vão se apaixonar!

Essa é uma das principais ferramentas para a criação de hábitos alimentares saudáveis, será tempo de mudanças na relação com os alimentos, e posso garantir, mudanças que eles irão carregar por toda a vida.

As crianças estão abertas a novos hábitos alimentares

Um dos maiores benefícios de cozinhar com crianças é poder ajudá-las a desenvolver uma paleta de sabores com muita variação. Inclusive, crianças que estiveram envolvidas no processo de preparo dos alimentos estavam mais dispostas a experimentá-los.

É bom para a saúde

Uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde é cozinhar em casa. Por exemplo, a pesquisa mostra que as pessoas que comem refeições caseiras, em sua rotina, tendem a ser mais felizes e saudáveis, além de consumirem menos açúcar e alimentos processados. Sendo assim, envolver as crianças na cozinha cultiva um hábito alimentar que terá benefícios para a vida toda.

Desenvolvimento físico

Ajudar a preparar as refeições também contribui para o desenvolvimento físico das crianças. Por exemplo, o ato de mexer, medir, rolar, apertar e espalhar são apenas algumas das tarefas da cozinha que permitem que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras finas.

Eles também aprenderão sobre ações e consequências, ou seja, aprendem sobre temperatura, derretimento, congelamento e — às vezes — queima, então devemos ficar atentos. Eles aprendem e praticam habilidades matemáticas por meio de frações, medindo, duplicando receitas e observando as quantidades utilizadas em cada prato.

Além disso, seguir as receitas incentiva a autodireção e a independência. Também promove a resolução de problemas e a criatividade. Da mesma forma, em termos de desenvolvimento físico, cozinhar e preparar alimentos também contribui para o controle dos pequenos músculos e coordenação olho-mão.

Benefícios Socioemocionais

Preparar as refeições juntos significa passar um tempo de qualidade em família. O tempo dedicado às crianças e ao preparo dos alimentos, quando elas ainda são pequenas, proporcionam uma oportunidade relaxante de comunicação.

É um investimento que terá retorno à medida que os filhos crescem. O tempo na cozinha, a torna ainda mais importante à medida que atingem a adolescência.

A comunicação não começa quando a criança chega aos 17 anos. Os hábitos familiares estabelecidos nos primeiros anos perduram até a idade adulta.

Além disso, o amor saudável pela cozinha e a vivência são essenciais para a vida, proporcionará sucesso quando os filhos mudarem de casa, viverem independentemente ou se encontrarem em relacionamentos com responsabilidades compartilhadas.

Comece a cozinhar com seus filhos

As crianças adoram se sentirem realizadas e cozinhar é um canal perfeito. Ou seja, o simples ato de cozinhar é uma boa forma de aumentar a autoestima e ensinar sobre responsabilidade. A sensação de contribuir para o bem-estar de sua família é um grande motivo de orgulho para crianças e adolescentes.

Por isso, chame seus filhos para ajudar nas refeições. No início pode ser algo mais simples, como lavar a salada e pegar alguns ingredientes no armário. Com o tempo — e de acordo com a idade — outras tarefas podem ser acrescentadas, até que ele tenha total autonomia.

Tenho certeza de que os hábitos alimentares mudaram completamente e a relação entre pais e filhos se tornará ainda mais próxima e amorosa!

Dra. Thalita Cardoso
CRN: 3 55355
Site: www.geracaoprime.com.br
Instagram: @nutri.thalitacardoso
E-mail: contato@geracaoprime.com.br