Como tirar proveito do fracasso?

“Você será ainda feliz se aprender que o sucesso está em cada derrota que experimenta

Ilustrativa

No artigo da ultima edição, sugeri um super planejamento para você implementar na sua empresa e decolar em 2021, com ferramentas para metas e indicadores. Agora, só depende de você aplicá-lo.

Sabemos que 2020 foi um ano cheio de desafios, inseguranças, mudanças e transformações, e que, infelizmente, muitos podem ter experimentado a sensação de fracasso, ou até mesmo acreditar que fracassaram. Chego, então, ao ponto sobre o que quero falar aqui: a diferença entre uma derrota temporária e um fracasso.

Já passei por inúmeras situações difíceis na vida. Separações, perda de patrimônio, de familiares, depressão, fim de sociedades, …mas sempre tive muito forte no meu coração o seguinte: caia sete vezes, mas se levante oito. Nada conhece mais o fracasso que o sucesso, e esse sempre foi o meu lema.

COMO UMA VACINA
O fracasso acontece a todos nós, uma hora ou outra na vida, e esteja certo, quando chegar a sua vez, você vai aprender alguma coisa valiosa dessa visita. O fracasso funciona na vida do ser humano como uma vacina; toda vacina expõe a antígenos que, muitas vezes, é um vírus atenuado, e o objetivo é que o corpo receba um choque metabólico para produzir anticorpos, para que, um dia, quando a pessoa for infectada com um vírus ativo, possa combatê-lo.

Trata-se de um princípio psicológico e pedagógico; nós, empresários e empreendedores, corremos riscos para materializar nossos sonhos. Você se expõe a derrotas, e nisso constrói anticorpos.

Muitas pessoas se paralisam diante de uma vaia, de uma crítica, de um problema. Devemos saber lidar cada vez mais com as frustrações, perdas, rejeições e competições. Não raros os que são aplaudidos hoje já visitaram os vales das rejeições e aprenderam a ter resiliência.

Os verdadeiros vencedores são aqueles que não se conformaram com o fracasso; eles são ex-perdedores que, furiosos, cansados de perder, ficaram irados com o fracasso e treinaram sua mente para então começar a vencer. De dentro para fora.

UM NOVO COMEÇO
Toda derrota deve ser encarada como temporária, não como definitiva. Ponha isso na sua mente, aquilo que parece um fim, na verdade é um novo começo. Tenha isso como certeza, sempre veja o lado bom, enxergue as virtudes. Esse é um momento de introspecção, de olhar para dentro, de apelar para a nossa fé, para todo o nosso poder de recuperação, de sabermos que nada é impossível quando desejamos com intensidade, quando transformamos possibilidades em realidades. Os fracassos temporários, os tempos de crises são fases de saltos qualitativos e quantitativos na nossa vida, se assim os encararmos, se soubermos tirar proveito das lições que eles nos trazem.

Na minha vida, o momento que eu via como fracasso, em que eu estava no fundo do poço, há exatos sete anos, foi o tempo em que eu mais evoluí como ser humano, como empresária, filha, esposa, amiga e mentora; foram anos em que enxerguei a vida de outra perspectiva. O autoconhecimento é poder, conhecer a si mesmo é maravilhoso e, certamente, se não tivesse esse tempo para parar, respirar, e olhar para dentro de mim, muito provavelmente eu não estaria aqui escrevendo este artigo e compartilhando conhecimento com vocês hoje.

AS PRINCIPAIS LIÇÕES QUE EXTRAÍ DESSE MOMENTO:
1. Explore o fracasso, não o desperdice, aprenda tudo o que você pode com ele.
2. Enfrente a derrota honestamente, nunca falsifique um fracasso.
3. Não pare, até conseguir se levantar.
4. Faça mais do que o combinado.
5. Nunca use o fracasso como desculpa para não tentar outra vez.
6.Aceite o momento como uma lição; você não está perdendo, está aprendendo. Aceite essa bênção.
7.Os fracassos são testes para medir a nossa capacidade de superação.

Muitas vezes, o ensinamento demora a aparecer, e a luz do fim do túnel parece que nunca vai surgir; mas, quando menos se espera, lá está ela para indicar a saída e iluminar nosso caminho. A diferença entre o otimista e o pessimista é que o pessimista tem aversão a risco, e isso se reflete em todos os aspectos de sua vida. Afeta negativamente a sua vida pessoal e profissional, ainda mais nesta época, em que a criatividade, inovação e a mudança permanente são condições de sobrevivência empresarial.

Uma corporação dirigida por líderes pessimistas tem um panorama sombrio. Tem foco no perigo e na escassez, e a tendência de ver aquela situação definida por meio do medo, e o medo é paralisante.

Já o otimista sabe que pode aprender e crescer a partir de qualquer situação. Pessoas otimistas vêm as dificuldades como algo passageiro, por isso têm a esperança e a perseverança como combustível de suas ações.

Tudo está no modo de como você olha a vida, se você pensa que pode, pode. Se pensa que não pode, não pode. Esse é o segredo.

Não perca a oportunidade de fazer um ano diferente; não se apegue às amarras do passado, ou os desafios deste momento de vulnerabilidade mundial. A vida não é o que acontece com você, mas o que acontece por meio de você.

Seja feliz, faça acontecer. Você não é a única, e nem será a última pessoa a passar por isso. Peça ajuda, aprenda, faça cursos, tenha uma mentora, transforme- -se, porque o sucesso é para aqueles que não desistem.

Vejo você no @tatyaneluncah

VEJA DICAS INSPIRADORAS POR TATYANE LUNCAH:
https://www.youtube.com/channel/UCyV-x-KUXwetpm2pxFt2chQ

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )