Como se formam os hábitos alimentares das crianças?

Reprodução/Internet

Você já se perguntou por que é tão difícil fazer as crianças comerem vegetais e frutas? A criação de hábitos alimentares das crianças é um processo que vai muito além de apenas não gostar de comer algo.

Não querer comer brócolis, por exemplo, pode estar enraizado em muitas questões mais complicadas. O modo como passamos a gostar de certos alimentos está associado a muitos fatores e é conhecido como preferências alimentares.

Essas experiências nutricionais no início da vida podem ter consequências duradouras. E para incentivar a adoção de hábitos alimentares das crianças de forma saudável, ela deve começar logo cedo. 

É importante lembrar que a formação do hábito alimentar de uma criança começa ainda na vida intrauterina, por volta de 16 semanas. A partir daí, esse processo se estende principalmente pelos dois primeiros anos de vida, passando pelo aleitamento materno e pela introdução alimentar, quando o aprendizado é constante.


Ou seja, apesar de parte de nossas preferências serem inatas, a grande maioria de nossos hábitos são aprendidos, e todos eles podem influenciar ao longo da vida. Portanto, para incentivar a adoção de hábitos alimentares de forma saudável, isso deve começar a ser feito logo cedo, e não apenas através dos alimentos que são ou deixam de ser consumidos.

Criar um ambiente alimentar positivo e servir como bom exemplo para os filhos, são medidas fundamentais que podem produzir efeitos favoráveis no comportamento e nas preferências deles.

Reprodução/Internet

Para isso:

– Crie uma rotina de refeições e lanches regulares;
– Façam refeições em família;
– Evite pressionar seus filhos a comer;
– Evite usar comida como recompensa ou punição;
– Tenha alimentos saudáveis ​​em casa;
– Faça dos alimentos saudáveis ​​a escolha usual;
– Limite os alimentos ricos em calorias, gordura, açúcar e sal.

Como é possível perceber, criar bons hábitos é um processo, que requer compreensão, carinho e dedicação também dos pais. Mas podem ter certeza de que no futuro todo o esforço terá valido a pena.

Site: www.geracaoprime.com.br | E-mail: contato@geracaoprime.com.br
CRN3: 55355
WhatsApp Consultório: (11) 93414-9809 | @nutri.thalitacardoso

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )