Como criar mais valor para o seu cliente?

Sabemos que criamos um negócio para ser lucrativo, mas, alinhado a isso, temos de colocar o cliente no centro da equação. E cliente feliz dá mais lucro, sim!

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Costumo dizer sempre em minhas palestras que vivemos uma época muito boa para sermos consumidores; vivemos em um mundo em constante mutação, e que hoje as marcas estão de fato, verdadeiramente, olhando para as necessidades e dores de seus clientes.

A praticidade de recebermos produtos e serviços na nossa porta por intermédio de clubes de assinatura, seja de frutas, vinhos, carnes, flores, cosméticos ou roupas, é uma maravilha! Serviços como cabeleireiro, manicure, massagista, maquiador, banho de pets, entre tantos outros, virão por meio da criação de apps de compras e entrega.

A nova jornada do consumo tomará outro rumo durante a pandemia e após ela, ficando cada vez mais “figital”: físico e digital.

Desde o surgimento do marketing, na década de 50, houve imensa evolução. No início, era centrado no produto, sempre colocando as qualidades e suas características em primeiro lugar, por exemplo, a imagem de um carro superpotente naquela estrada com uma paisagem maravilhosa e o condutor nem aparecia na propaganda. Depois, passamos para o marketing com o foco na opinião do consumidor, quem não se lembra da “Bonita camisa, Fernandinho”.

Passamos pelo momento de conexão e propósito, como o Mc Dia Feliz, um marketing preocupado com a construção de um mundo bem melhor. E então veio a tecnologia, o marketing digital, com inovação e muitas métricas.

Hoje, vivemos o  marketing  da diferenciação, da influência, do encantamento e autoridade, em que o nosso trabalho é ensinar o público sobre o nosso produto, com facilidade, provas sociais e chamadas para ação. Hoje não basta SER, tem de PARECER e FAZER.

Se você contar com uma influenciadora que fale de maneira genuína, e tiver depoimentos de clientes felizes, se houver gratidão por parte da marca, respeito aos clientes e propósito, certamente mais valor estará sendo agregado.

Eu digo que o marketing de conteúdo é o novo anúncio. O conteúdo começa a ser extremamente profundo quando passa o seu manifesto para o cliente, o qual você ensina, engaja, se faz encantamento e, então, cria autoridade.

Reprodução/Internet

Para criarmos mais valor à nossa marca, precisamos ser notados e sempre lembrados por nossos clientes. O primeiro ponto é a excelência no produto ou serviço. Hoje, para nos destacarmos, precisamos ser os melhores e ter um diferencial; não é possível montar uma empresa no oceano vermelho, temos de ser incríveis. Toda a vez que você pensa na Universal Studios, automaticamente se lembra do parque, das atrações, dos detalhes e da entrega memorável.

A experiência do cliente também tem de ser impecável, tem de ser prática rápida, fácil, fazer o efeito WOW, diferenciar, inovar, ser inesquecível, para que ele sempre queira voltar.

Quando falamos em conveniência, incluímos ser facilmente acessível. Em muitos sites hoje, demoram-se três minutos só para se fazer o cadastro; já na Amazon, em dois minutos é possível fazer a compra e o pagamento. Ou seja, é preciso ser prático, rápido, ágil. O processo tem de ser gostoso; tudo o que é burocrático, chato, faz perder o interesse e, com isso, as vendas.

O valor agregado sempre deve ter algo a mais, fazer o overdelivery. O diferencial das empresas que duram mais é aquele que transforma clientes em fãs; que tem um grupo, uma tribo, uma comunidade. Todos nós queremos ter a sensação de pertencimento, ser importantes e ter conexão com algo, e, quando a marca faz esse trabalho, é exponencialidade na certa.

O preço competitivo deve ser relevante, mas é preciso fazer com que nossos clientes comprem pelo valor. Mostramos quais as vantagens dos nossos produtos, o nosso legado, o nosso desejo de transformação. Empresas baseadas em preços estão com os dias contados, quando falamos em mundo com muitos concorrentes em todas as áreas.

O que faz o cliente escolher você? Branding é o reconhecimento da sua marca. Vivemos a era da abundância de informação, e o que as pessoas falam da sua empresa?
É importante ter a clareza de quem você e sua empresa são, e qual o direcionamento que você deve tomar. Quem é o seu cliente ideal? Crie oportunidade com ousadia, acredite que você pode fazer a mudança, com consistência para compartilhar o seu melhor para o mundo.

Entregar, de fato, uma experiência, ser memorável, e estar integrado com o mundo farão com que sua empresa tenha mais lucros, porque clientes felizes dão mais lucro, sim!

Sucesso sempre.

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