China- E toda sua inovação

Reprodução/Internet

Eu amo viajar e conhecer novas culturas. Dentre os mais de 60 países que já visitei, a China foi o que mais me chocou em termos de velocidade de mudanças. Nesse artigo, quero mostrar parte da revolução que está acontecendo no segmento do comércio.

Para entender o contexto ao redor do que está sendo possível na China, além de pesar a escala do país, é importante levar em conta a revolução móvel que tomou conta da região. Lá, pagamentos móveis viraram lugar comum – consumidores estão mais do que acostumados a usar códigos QR para uma variedade imensa de funcionalidades. Com isso, é possível criar experiências muito interessantes, em escala, como o festival de compras que acontece todo 11 de novembro, com shows interativos pelos quais é possível participar com o seu telefone e receber prêmios, como descontos para diversos produtos. 

As oportunidades são tantas que há inovação por todos os lados, seja a partir de gigantes que já tem grande distribuição, seja com novas empresas que estão criando modelos diferentes. Vamos começar pelo segundo caso. Um dos exemplos é a BingoBox, uma loja de conveniência 100% automatizada. Pense em uma mistura de banca de jornal com aquelas máquinas automáticas de venda de produtos, só que você entra nela e pode escolher dentre mais de 400 produtos cotidianos, que vão desde comida até medicamentos. 

A experiência para o consumidor é bem única. O cliente baixa o aplicativo da BingoBox e digitaliza, através do aplicativo, o código QR que fica na porta da loja na qual ele está entrando. É dessa maneira que eles sabem quem é o cliente que está na loja. Dentro dela, cada pessoa escolhe os seus produtos e, na saída, o próprio cliente passa cada item por um scanner e usa o aplicativo novamente para ler o código QR que aparece na tela do caixa, já pagando pela app que integra com diversos métodos de pagamento. Logo antes de sair, o cliente pára em frente a uma câmera, e por imagem é verificado se ele não está saindo com nenhum item que não foi pago.

Não há empregados na loja. Todos os empregados são remotos e estão disponíveis para tirar eventuais dúvidas de clientes por vídeo e também monitoram o sistema de vigilância à distância . A manutenção do estoque é feita com um scanner que um funcionário passa por cada prateleira e eles posicionam que leva vinte minutos para atualizar o inventário. Eles também informam que, ao criar essa experiência, reduziram os custos operacionais em 15% e conseguem trazer produtos com até 75% de desconto.

Para viabilizar o negócio, a BingoBox opera em um modelo de franquia e seu crescimento inicial depende bastante da arrecadação das taxas de abertura. No modelo inicial, a empresa matriz cuida de toda operação de cada caixa, enquanto o franqueado paga uma taxa para ser dono da franquia, uma taxa de instalação, eventuais custos de aluguel que hajam na área que decidiu instalar a caixa, e taxas mensais de administração, tendo direito a 10% das vendas. Há também um aplicativo para o franqueado que inclui várias funcionalidades interessantes, como a capacidade de “elevar” a loja toda e mostrar rodinhas. O objetivo é facilitar o deslocamento, caso seja necessário.

Os conceitos mais antigos da China já mudaram bastante e a inovação se fez presente – e necessária – em diversos segmentos, afinal, são 1.4 bilhões que compõem a população local. A China é um país surpreendente que, cada vez mais, tem criado soluções próprias para melhorar a vida das pessoas que ali habitam e se tornar, de fato, uma enorme potência mundial. 

Já está indo embora :´(
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