Sim! A capacidade de lucrar sendo um bom advogado palestrante é muito maior do que a de um palestrante profissional. Sabe o por quê? A resposta é simples. Não existe uma propaganda melhor que uma palestra bem-feita!
E não são apenas os advogados que tem muito a lucrar com palestras, os prestadores de serviço e empresários em um geral tem muito a ganhar ao palestrar.
Para entender como esse mecanismo funciona, você precisa entender como é um dos processos de vendas e como alinhar a sua palestra a ele.
Como todo o processo ele tem diferentes etapas que precisam ser realizadas da maneira correta para que no final você tenha um resultado positivo e que a venda seja concluída.
Nesse caso tudo começa com uma pessoa que já tem interesse em você ou na sua área de atuação, afinal ela está disposta a ver uma palestra sua sobre esse assunto, o segundo passo persiste em criar um vínculo com ela, depois demonstrar que sabe qual é o problema dela e principalmente que sabe como solucionar esse problema melhor do que ninguém. Assim você utiliza o seu conhecimento técnico e a autoridade da palestra e suas técnicas de comunicação para gerar necessidade de compra/contratação.
Para ser capaz de montar a estrutura de palestra que gere vendas, o seu foco tem que ser sempre o seu ouvinte e as suas necessidades.
É importante conhecer o seu público e entender que não dá para ter uma palestra genérica e achar que vai ter um resultado incrível. É possível converter a sua palestra em um pitch de vendas e ainda assim trazer conhecimento e transformação e esse tem que ser o seu objetivo.
Um exemplo incrível de como isso dá certo é Steve Jobs. Cada vez que Steve Jobs fazia uma palestra para anunciar um produto era capaz gerar uma necessidade de comprar tão grande que conseguia faturar muito dinheiro.
Isso porque ele conhecia o seu público, sabia quais eram os anseios e através de sua oratória, autoridade e magnetismo demonstrava que era o único capaz de realmente sanar e resolver os seus problemas.
Quando se sabe fazer uma palestra com uma estrutura sólida e coesa, com conhecimento e soluções para o público, você cria conexão e traz transformação a essa plateia. E com isso você passa a ser o mais apto a solucionar todos os futuros problemas dessas pessoas.
Aprender a criar a sua palestra e personalizá-la de acordo com o seu público é um dos segredos para ser bem sucedido.
Não importa qual será a solução que você vai entregar ao seu cliente, demonstrar que você entende os desafios dele e sabe exatamente como resolver essa dor é o que vai te diferenciar dos seus concorrentes. Afinal, quem poderia ser mais adequado para isso além de você mesmo, certo?!