As pessoas entendem o que você fala?

Reprodução/Internet

Por que as pessoas entendem algo diferente do que se é falado?

Como palestrante, muita gente vem me procurar para aprender técnicas sobre “como se comunicar melhor”, porque na maioria das vezes, eles não são compreendidos, e o seu público não entende 70% do que está sendo dito na apresentação. 

Essas são dúvidas muito frequentes, e hoje vou explicar sobre o poder de uma boa comunicação e a base essencial para uma palestra poderosa. Precisamos entender, que a comunicação parte de um princípio muito básico, uma troca de informação feita por no mínimo duas pessoas, o emissor transmite a mensagem, e o receptor, que vai recebê-la. 

Nela é utilizada duas linguagens: a verbal e a não verbal.

A comunicação verbal pode ser definida como sendo toda linguagem falada ou escrita, ou seja, toda mensagem transmitida através de palavras. Nesse artigo estou utilizando a linguagem verbal. Já a comunicação não verbal, é compreendida por tudo aquilo que não faz uso de palavras, todos os aspectos que compõem um discurso: tom de voz usado, postura, troca de olhares, expressões faciais e outras coisas. 

Essa é uma parte fundamental da comunicação, o domínio dela é essencial para uma pessoa ser considerada, como alguém que “fala bem”. Quando se é o emissor, a mensagem está sendo passada através da voz, das palavras escolhidas e da imagem, que são gestos, posturas corporais, olhares etc. 

Outra coisa muito importante a ser considerada, é a perda que ocorre entre o que é emitido e o que é recebido, então apenas uma fração da sua mensagem é absorvida. Geralmente, acha-se que as pessoas conseguem entender 100% do que foi dito, mas é aí que acontecem as rupturas na comunicação.

Quando você explica algo para o seu paciente, seu cliente, seu aluno, seu chefe, seu marido ou sua mulher, o que é entendido, sempre é diferente do que foi dito inicialmente. E entender a comunicação não verbal e saber como utilizá-la é fundamental para reduzir essa lacuna. 

Um bom comunicador sabe exatamente o que falar e como falar para transmitir a sua mensagem de forma clara e objetiva, sabendo contornar tudo o que é perdido entre o que se fala e o que se é escutado. Absorvendo essas regras, você irá conseguir transmitir uma mensagem clara e sucinta para o seu público. 

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )