Cerca de 30% das mulheres desenvolverão ao longo da vida um episódio de infecção urinária leve ou grave, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A infecção urinária ocorre mais em mulheres devido à anatomia feminina. Mas e nas futuras mamães, qual a probabilidade de desenvolverem infecção urinária durante a gestação?
Saiba que é comum que a gestante tenha pelo menos um episódio de infecção urinária durante a gravidez, ocorrendo em cerca de 15% das gestantes. Por isso, é importante fazer as consultas de pré-natal, ocasiões em que a futura mãe tem a chance de tirar todas as dúvidas com o seu médico e realizar uma série de exames que previnem e apontam tratamentos para esse e outros problemas.
As infecções urinárias costumam ser fáceis de perceber. Os principais sintomas são desconforto ou dor ao urinar, urgência de ir ao banheiro, sensação de peso na bexiga, mudança da coloração e do odor da urina.
A mulher fica mais propensa a ter infecção urinária na gestação e isso ocorre devido às alterações funcionais e anatômicas dos rins e das vias urinárias durante o período gestacional. Alterações hormonais, da imunidade e o próprio aumento do útero são fatores que, juntos, propiciam a proliferação e ascensão das bactérias, levando a uma infecção.
Sabendo de tudo isso, você sabia que equilibrar a alimentação durante a gravidez é fundamental para evitar infecção urinária? Aqui, você descobrirá os alimentos que serão seus aliados!
- Alimentos probióticos: Kefir (bebida fermentada), iogurtes e missô (pasta de soja) reforçam o sistema imunológico e regulam a flora intestinal;
- Suco ou cápsula de Cranberry: A fruta é um poderoso antioxidante já que interfere na adesão das bactérias ao trato urinário, impedindo o desenvolvimento de infecção. Um estudo publicado revelou que a bebida diminui em 23% as chances de ter uma infecção urinária;
- Alho: Inclua-o em suas receitas! Ele contém alicina, uma substância que atua no ataque e eliminação de vírus;
- Alimentos diuréticos: Consuma mais cebola, melancia, abacaxi, melão, pepino, que ajudam a drenar o líquido do corpo;
- Consumir bastante água, pois ela ajuda a produzir mais urina e, assim, favorece a eliminação das bactérias causadoras da infecção;
- Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina fortalecem o organismo contra bactérias;
O que evitar:
- Açúcar e alimentos ricos em açúcar, como bolos, biscoitos, doces e chocolates;
- Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon;
- Bebidas alcoólicas;
- Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pão branco, tipo francês.
Esses alimentos devem ser evitados porque estimulam a inflamação no organismo, dificultando a prevenção da infecção urinaria.
Site: www.geracaoprime.com.br
E-mail: contato@geracaoprime.com.br
CRN3: 55355