Há 21 anos, em Pardinho, começava a história do Camponesa. Fundado pelo apreciador de culinária Luis Francisco Von Rainer (conhecido como Kiko), o restaurante sempre teve como especialidade o filé à parmegiana.Segundo Reinaldo, o idealizador do Camponesa sempre teve paixão por esse prato e o considerava como uma tradição da família paulistana e ideal para reunir pessoas.
“O Kiko é um apreciador de parmegiana; é o prato de que ele gosta, de que é fã. Como o Camponesa fica em um entroncamento, Kiko teve a certeza de que aquele seria o endereço ideal para um restaurante, pois não havia nenhum outro nas imediações. Assim, decidiu ir para o segmento de parmegiana, passou a desenvolver molhos, a testar e comer em alguns locais.”
E foi em fevereiro de 1998, feriado de Carnaval, que começou a história do Camponesa. Um chalé de madeira com empório de produtos caseiros, queijos, pães e uma lojinha de artesanato mineiro no mezanino, junto a um café com lanchonete em forma de moinho no estilo holandês, no Km 198 da Rodovia Castello Branco, município de Pardinho.
Desde aí, com seu carro-chefe definido e o objetivo de fazer uma comida caseira voltada para o artesanal, o Camponesa cresceu tanto que abriu filiais: em Bauru (2010), no Outlet Catarina (2014), e agora (2022), no Shopping Iguatemi Alphaville SP.
Com ambiente aconchegante, que tem uma pitada de rústico e sofisticado, o restaurante recebe seus clientes com um cardápio recheado de muito sabor e feito de maneira totalmente caseira.
“Comida artesanal bem feita, sendo comida mesmo, e nãfast-food”, comenta o gestor.